G-AWND queimado no Kuwait em 1990

G-AWND


Era um 747-136 entregue á BOAC em 1971 e que voou na BA até 1990.
Horas antes da invasão do Kuwait pelo Iraque teve de fazer uma escala técnica no Kuwait International Airport (KWI). Apenas 4 horas depois o Iraque invadiu o pais vizinho e tomou conta do Aeroporto.

A tripulação e os passageiros foram detidos como reféns pelas tropas invasoras. Foram resgatados uns dias depois por um 747 da Virgin Atlantic ,após o R. Branson ter negociado pessoalmente com Saddam Hussein a operação. Na altura a BA ficou tão melindrada por ter sido passada para segundo plano que apelidou a VA de "traidores á pátria". Certamente que a tripulação e os pax não pensaram assim.Foi a última gota em relações já tensas que iniciaram práticas desleais que levaram a longo processo em tribunal.

Houve forte crítica pública na Inglaterra ao governo e BA em relação a se deixar um avião de pax aterrar num país em iminente invasão.

Na retirada Iraquiana do Kuwait, o que não pode ser roubado foi destruido. Soldados iraquinaos atearam fogo ao avião, destruindo a fuselagem quase toda.

O seguro da BA cobriu este acidente, pagando (alegadamente em conversas que li/ouvi) um valor que deu para comprar um 747-400 novo, em detrimento de um 747-100 com uma vintena de anos.

Os restos foram trespassados a um sucateiro local com ordens para destruir tudo, inclusive os motores peça a peça para que O seguro pudesse pagar.

O escândalo foi mais tarde peças desse avião terem aparecido a voar em aviões americanos!!

Comments

Ainda me explicarás um dia onde arranjas tanta cultura aeronáutica :-P Post muito interessante!!!

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular