Como em transportes tudo pode descarrilar

Como em transportes tudo pode descarrilar

Tinha uma reunião ontem no hotel Sofitel ao pé do aeroporto Charles de Gaulle em Paris. O hotel era o Ibis mas foi mudado para o Sofitel 3 dias antes, devido a uma inundação. Chego a CDG, no terminal 2D e apanho o autocarro grátis para o Ibis. Isto depois de telefonar para Portugal para me verem o mail só para ter a certeza que era mesmo aquele hotel. Ao fim de um bocado encontro apenas mais um colega. Desconfiado, peço-lhe que ligue do seu telemóvel francês para o sofitel para confirmar se não seria lá. E era!! Porreiro é que oferecerem um shutlle para nos vir buscar em 10 minutos. Ao fim de 20 minutos a apanhar menos de 10 graus na rua, nada. Vemos um shuttle do Sofitel parado num canto da estrada a uns 100m dali. Decidimos lá ir e vemos que está o condutor era um magrebino a rezar lá dentro de joelhos, virado para Meca. Quando acabou falamos com ele, foi um gajo porreiro, e lá los levou para o hotel, apesar de estar na hora de almoço e não ter sido ele o mandado.

Depois da reunião deveria voltar as 21h25 do terminal 2D. Estava no 2B as 19h55 a ver uns aviões e decidi ir para o embarque a jogar pelo seguro. Vou ao quadro ver qual a porta de embarque (tinha o check-in já feito) e não vejo nenhum voo para LIS ás 21h25. Vour recuando e vejo apenas um..ás mesmas 19h55 da hora!! Comparo o meu cartão de embarque e vejo logo que...21h25 era a hora de chegada!!! Corri para o 2D, ainda desci e subi escadas, a segurança foi rapidíssima. Mas a porcaria das greves não ajudou e o avião já tinha feito pushback.

Fui mudar o bilhete, e apesar de ter sido grátis, não haveria mais voos para LIS nesse dia, nem de ORY, nem de qualquer outra companhia, nem via Porto. O voo seguinte era ás 07h20. Menos mal, dava uma volta, dormia no aeroporto umas horas e ainda ia a casa mudar de roupa antes de ir trabalhar. Só que o voo estava cheio, teria de ser em lista de espera. E tinha 15 pessoas já listadas. O voo seguinte era as 12h55, optei por esse.

Arranjei um hotel ali (o malogrado Ibis) e de manhã resolvi dar uma saltinho a Le Bourget. Era só a apanhar o RER (comboio interurbano e já está). Chego á estação e vejo que estava um quase a chegar. Fui comprar bilhete numa máquina e aquela porcaria não me aceitava o meu VISA mesmo dizendo que o era dos cartões aceites. Tenho uma Carte Bleue (MB francês de fraca tecnologia) mas esqueci-me do PIN em casa. Aceitava em numerário mas só em moedas. Aquela porcaria não tinha uma lista de estações, tinha apenas as principais (que devem associadas a zonas mas que não é nada óbvio). Eu não tinha moedas suficientespor isso fui á caixa. Ora estava cheia porque ninguém devia estar a conseguir comprar bilhetes com cartão. Não daria para apanhar o RER, decidi ir de taxi. Mas não tinha $$ suficiente, e .. não havia máquina ATM ali na gare (incrível...). tive de ir ao terminal T3 apanhar um taxi depois de levantar uns trocos.

Dali a hora e meia chego ao terminal 2D de CDG, com amplo tempo para o check-in. O primeiro placard que vejo para descobrir qual o balcão tinha 8 ecrans de TV, 2 inoperacionais. Claro que o meu voo era mostrado no ecran avariado. Toca a andar mais uns metros para ver a informação em falta. Vejo que o check-in é no D15 e embarque no D54. Vou ao corredor paraelo, o do check-in e vejo que estou junto á zona de check-in "1", e cada zona tem 4 balcões. Uns belos metros para a esquerda e chego ao fim do terminal, onde acaba com a zona 14. e o 15??

Vejo então uma seta a apontar para um corredor, e depois vejo um elevador. Em CDG os elevadores são uma bela bosta. Não mostram o andar onde estão por fora, e por dentro dentro não acendem sequer luzinhas nos botões. Desço um andar e deparo-me com a o check-in mais bizarro que já vi. O raio-x era ANTES dos balcões. Perguntei a um segurança e disseram-me que ali sempre foi "special" (o que m francês quer dizer algo mais do tipo "estranho"). Um raio-X lento (como não era para o embarque estavam-se a borrar) e lá acedo ao check-in. A funcionária era daquelas que tem o tempo todo do mundo mas lá me checkou. 20 minutos gastos só entre o raio-X e o check-in com 3 pessoas á minha frente. Depois vou á procura da porta de embarque e dou por mim voltar ao lounge donde tinha vindo antes do raio-X. Estupefacto pergunto a um segurança como é possível. Respondem-me que sim, tenho de passar no raio-X outra vez para embarcar que aquilo é assim esquisito e que nunca perceberam porquê, mas que há muitos anos que funciona daquela maneira.

Mais uns minutos num raio-X lentíssimo em que os funcionários babaram-se a olhar pro ecran e a discutir a imagem raio-X dum modelo de Concorde 1/200 que comprei. Depois dou por mim num lounge de embarque (para bus, ao nível da placa) onde não vejo a porta D54. Começo a pensar que se tenho de voltar atrás e fazer raio-x noutro sítio que estou lixado (faltavam 25m para a saida de calços) . Lá descubro umas escadas para o D54, que afinal era no lounge das mangas. E que beleza: estava junto á porta D74, logo uma bela centena de metros longe. Com isto tudo, chegando 1h30 antes, consegui chegar ao embarque apenas 15 minutos antes da hora. O voo decorreu sem problemas.

No avião, viria na 27A, mas uma senhora com criança pediu-me para trocar com o marido que ia só mais longe. Acedi sem reservas, mesmo vindo num ranhoso 16E. Mal me sento uns imigras toparam que alguem andava a ceder lugares e já tavam a combinar entre si (sem perceberem que eu era compatriota) para esquemtizarem uma troca á minha custa. Um deles não teve pachorra de mudar, dai que se safaram de uma bela recusa em inglês.

Chegados a Lisboa, encostámos na porta 7, equipada com manga. Vinhamos num A321 que deve levar na versão da AF uns 180 pax (2+2 na classe C). É interminável a saida! Levei da fila 27 (tive de ir bsucar a minha tralha que estava na bagageira junto ao lugar original) a sair, e já depois da porta da frente estar aberta, 10 minutos. O povo da "popa" deve ter levado pelo menos 15, imagino descarregar un 757-300 assim!!

Ao menos não esperam pelas malas:)

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular