Chipre, off-record

Chipre , off-record

Tenho um amigo germano-bósnio que se mudou pata Chipre. Contou-me muita coisa supreendente, ainda para mais de uma pessoa que desprezava a Turquia até há muito pouco tempo atrás:

- Chipre (grega) é um país rico!!E não produz nada!! Porque é uma zona off-shore usada pelos russos para esquemas de lavagem de dinheiro. Há voos frequentes da Aeroflot e Cyprus Airways para Moscovo. OS da CY Airways não sobrevoam a Turquia, no entanto, apesar de lhes ser permitido. Os impostos são quase inexistentes, zero a 18 000 libras, 10% acima desse patamar. Existe muito funcionalismo público, xenófobo e burocrata mas incorruptível.

- Há três linguas oficiais em Chipre: Grego, Turco e inglês. O orgulho grego é tão grande que o hino é o da Grécia e vêem-se muitas bandeiras gregas por todo o lado. As notas estão em grego e turco e circulam muitas com a nomenclatura turca riscada e insultos aos turcos em grego.

- Na realidade o problema diplomático são os gregos. OS turcos quiseram abolir a fronteira mas os gregos preferiram manter o seu muro e controle de passagem. A passagem é sempre permitida mas controlada com um carimbo num
papelito.

- O presidente de Chipre é um anormal nacionalista. Chamou uma vez ao Kofi Annan numa reunião de Paz "preto porco". Na Páscoa deu "Felizes Páscoas ao ortodoxos e boas férias para os restantes". Aparentemente Ortodoxos são previlegiados, católicos são considerados cristãos imitadores e muçulmanos sub-humanos. Integração das duas partes de Chipre não está para breve devido á exigência de total incondicionalidade na entrega da parte turca, por parte dos gregos.

Comments

Jingas said…
Hummm... se o Off Shore madeirense fosse mais aproveitado, talvez fossemos ricos também... ;)
solf said…
jingas: e chulavam menos o ppl que trablaha cá no continente:P


qt a Chipre algumas reflexões sobre cenas que ouvi ou li na wikipedia....

de notar que tendo so gregos invadido aquilo dou uma certa razão à parte grega em exigir a entrega incondicional....

de notar ainda que a população original do lado turco aquando da invasão foi sistematicamente substituida por gajo originarios da turquia continental...

uma curiosidade: a maior estancia turistica da ilha aquanda da invasão encontra-se em territorio de ninguem cercada por arame farpada desde a invasão...uma cidade fantasma ha perto de 30 anos....inacreditavel!!!!

mas no geral o qeu dizes é verdade...a ideia era incorporar toda a ilha na UE fundindo-se a parte turca com a parte grega...
isto tudo conjugado com um plano de paz da UN

houve um referendo dos dois lados que foi amplamente aprovado no lado turco e amplamente rejeitado no lado grego...

enfim confusões e odios milenares destes n são faceis de eliminar....infelizmente n sao casos assim tão raros no mundo!


Sf

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Abu Nidal em Portugal