Aviões e ATC no "Assalto ao Aeroporto"


Estive a rever o filme "Assalto ao Aeroporto" na Sic. Do ponto de vista da aviação tem alguns pormenores interessantes.

A sra McClane vem num Tristar da Northeast Airlines (NEA na fuselagem, com cores semelhantes ás da Virgin Atlantic). O cmdt sintoniza um TV local de Washington nos ecrans!! Passa os simpsons!! Isto era possível em 93? No chão vê-se material de handling da NEA.

Vê-se também um telefone a bordo ser usado com a inserção de cartão de crédito. O telefone é cordless. OS da TAP seriam assim? O cokpit e a cabine são de 747, no entanto. Vêem-se as 4 manetes de throttle na aterragem quando o piloto mete os reversers.

Foi giro ver os slides a encher...

O "Windsor 114" vitima de atentado por erro induzido no ILS parece-me um DC-8. Com pouco fuel a bordo explode como o fogo de artificio de fim de ano na Madeira.

Pode-se ver as fitas de ATC, na torre de controle pirata. São transparentes, neste caso.

Usar o outer marker como emissor de voz também está interessante. Vê-se a luzinha a acender no cockpit de um avião ao passar á vertical. Mas seria possível transmitir voz com o avião em movimento, como fazem durante pelo menos um minuto? Não, me parece trata-se de um pequeno emissor apenas captável praticamente á vertical do marker.

É possível recalibrar o glideslope de um ILS através de um simples menu num computador numa torre de controlo? Na imagem que se vê, o terrorista usa uma lightpen para meter o glideslope 200 pés abaixo. Eu penso que da maneira que está é impossível, pois o emissor fica na mesma posição, o que se poderia era mudar o ângulo de APP. É dado também um QNH errado,

O general Esperanza vem num avião militar. Parece um C-130 mas com 4 reactores mas também não é um C-17. Será um daqueles protótipos tipo YC-15? Pelo menos parece, apesar do botão de ejecção num avião de transporte ser completamente irrealista.

No voo de escape, o gen pilota um 747F (versão 100) com 3 janelas no upper deck. O livery é da Evergreen e vê-se na portinhola do trem da frente "473". Podia jurar que numa cena aparece uma bandeira US e United States of America em fonte garrafal ao longo da fuselagem. Seria footage do Air Force One?

Outra boa é o militar que luta com o McClane, é sugado pela motor do 747 e nem sequer desligam o motor. A sabotagem foi no aileron, mas também um casaco... O fuel a sair também não parece chatear ninguem no cockpit. E deste pode-se ver a cabine sem porta nem nada.

O avião era este (tinha 473 no trem):
N473EV 121(F) 19657/37 473 N753PA 07/89 * cvtd 747-121

http://www.airliners.net/open.file/0000724/M/

Foi entregue á Pan Am com matricula N753PA em 1970.
http://www.airliners.net/open.file/0563825/M/

Foto danificado:
http://www.airliners.net/open.file/0136732/M/

Eis uma thread sobre isto num forum:
http://diecastaircraftforum.com/showthread.php?t=44130

No fim aparecem um 727 e 747 de companhias desconhecidas. O 727 tem cores parecidas com o "friendship" da UA. Descobri mais tarde ter sido da ATA.

O chefe do aeroporto de Dulles era o sr Trudeau, como o Pierre que dá o nome ao apt de Montreal. Será alguma mensagem politica? Pareceu muito conformista com a sitaução. Lindo que avisar a USAF ou mandar divergir o avião do general nunca é hipótese. E que pouco desconfiados são os pilotos em espera. Também não se percebe que raio iam fazer os bandidos depois de descolarem de Dulles já que a FA apanhava-os num instante saindo da base de Andrews (?).

Perfil no IMDB:
http://us.imdb.com/title/tt0099423/
Pormenores:
http://us.imdb.com/title/tt0099423/trivia

Sempre gostei deste filme pela ação, desde que saiu. Agora apreciei ainda mais pelos detalhes de aviação.

Comments

Brilhante desmontagem. Reparei em muitos deste detalhes mas confesso que alguns me escaparam...:))

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular