Baraka do Rei Hassan II

O dia em que o 727 da RAM com o Rei Hassan II foi atacado..pela FA Marroquina!!!

A história é digna de um filme do 007!!!

Passou-se em 1972 no regresso de uma vista oficial a Paris. Eram templos complicados para o Rei já que no ano anterior, a festa do seu 42º aniverário foi alvo de um atentado que vitimou 100 dos 400 convidados.

O rei já desconfiava de atentados, e na ida para Paris usou comboio pata tânger e ferry para Espanha. Ao regressar, traçou e lançou o plano de voo á ultima da hora e tentou sobrevoar o minimo de espaço aéreo marroquino possível.

O rei Hassan II voava num B.727 da Royal Air Maroc. Ao passar em espaço marroquino aparecem de repente 6 Northrop F-5 Freedom Fighter da força áerea. Uma escolta inesperada.


Aparentemente dos 6 F-5 apenas 3 estavam armados. Os outros 3 em vez de rockets tinham apenas metralhadora porque o pessoal em terra não estava feito com os golpistas e pensou que o pedido de armamento mais rijo era um engano (ou estariam a sabotar, sei lá). Desses 3, em 2 o armamento não funcionou (sabotagem ou material da treta?) e apenas um pode metralhar o B.727, danificando 2 dos motores e matando o Ministro da Agricultura.
Um dos pilotos de F-5, vendo que não teria armamento operacional, tentou uma ação semi-kamikaze contra o 727. Apontou o F-5 para uma trajetória de embate e ejectou-se. Por ingenuidade não lhe ocorreu que a diferença de peso dentro do avião, efeito do impulso dos rockets do assento, e alguma interferência nos fluxos aerodinâmicos causada pela abertura no canopy pudesse alterar a trajectória do avião. Portanto, passou um pouco ao lado do 727 e estatelou-se inutilmente.

De modo inteligente o cmdte conseguiu via rádio convencer os golpistas que o rei estava morto e que deixassem aterrar a aeronave numa base controlada por eles.

Já na aterragem (dificil, apenas com um motor) o cmdt borregou intencionalmenet e aterrou em Rabat que ficava a 15km dali. Ai os golpistas não tinham expressão. O General Mohammed Oufikir, número 2 no país atrás do Rei, foi identificado como o responsável pelo golpe e "suicidou-se" com vários tiros. A sua família sofreu represálias duras durante anos e vale a pena ler a obra da sua filha, "Malika Oufikir, Prisioneira do Rei".
Um dos golpistas fugiu de avião para Gibraltar, que não tinha acordo de extradição com Marrocos. Muito ingénuo pensar que a Inglaterra ia acolher uma pessoa que tentou um golpe de estado contra um país que está em grande extensão poucas dezenas de kms á fente do pequeno território de GBZ. Foi repatriado e fuzilado com mais 10 da força aérea marroquina envolvidos no golpe.

Um dos oficiais da FA envolvidos, Amenakate (o que fugiu para GBZ) quando levado ao presença do Rei disse o seguinte: "se eu tivesse voado com os outros naquele dia, o senhor não estaria aqui agora".

O cmdte de B.727, Mohamad Rabbaj, passou a chefe de Estado Maior da Força Aérea. Li uma crónica de quem o conheceu que diz que o prémio foi bem merecido e que era de facto um exímio aviador e uma pessoa de grande capacidade de ecisão.

O rei Hassan II atribuiu a sua escapatória dos 2 acontecimentos devido a sua "baraka" (tipo de sorte que protege os mais distinguidos e iluminados).


Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular