Portugal x Angola

(este post esta com os caracteres trocados por estar a ser escrito em Zagreb num teclado local).

Uma bela viagem na easyjet ate Paris (737-700, G-EzJN) e na Germawings de Charles de Gaulle ate Koln-Bonn (A319, D-AKNL) levou-me a assistir ao meu primeiro jogo num mundial de futebol. Precos desmesurados da Germanwings em voos directos de lisboa para colonia fizeram valer este trajecto que tambem deu direito a uma bela tarde na cidade Luz.

Ja agora, fazer LIS-CDG na Easyjet para quem quer visitar Paris e largamente interessante. Saimos no terminal 3 que e' um instante para estar na rua e fica junto a estačao de RER (comboio suburbano parisiense) mais perto do centro de Paris. A A-F voa para o terminal 2 e a TAP para o terminal 1, ambos mais bonitos, complexos e extensos que o T3. Ao pe do T3, esta tambem o concorde exposto num rotunda, com atitude de descolagem.

Em Colonia, montes de gente na rua todos enfrascados, mas em clima de festa ordeira. Que diferenča em relačao ao futebol de clubes. Existem parques "fan fest" onde se pode ver os jogos em ecran gigante. A ruas estao a ser limpas ao mesmo tempo que as pessoas andam por la, a limpeza sempre presente. Na estacao HbF (Haupt-Bahn-Hof ou gare central de comboios) estava uma figura do menino "Jose+10". Veste a camisola da MannSchaft e nao resistimos a decora-lo com tralha da selečao tuga. No tecto um magnifico fresco do genero da Capela Sistina (deve ser colado, mas enfim..) com jogadores das diversas selecoes do Mundial. Pela Franca estava o malogrado Cisse..

A cidade em si e bastante pitoresca e a Catedral e enorme e de visita imperdivel.

Pela manha antes do jogo andavam tugas as dezenas com camisolas e cachecois da nossa selečao, a entoar canticos alusivos e a fazer festa em grande.

A caminho do estadio, de comboio, tudo em grande romaria de festa. Vieram umas meninas distribuirem tatuagens de Portugal com...propaganda das Canarias!!! Reclamei, rasguei a meio ficando apenas com a parte tuga e joguei o resto fora.

No estadio, foi espetacular, estava la pessoal da madeira com uma bandeira e tudo.
Alem deles estava a famelga do CRonaldo tambem com o nosso estandarte azul-amarelo.

O convivio com os angolanos foi agradavel. Estavam em inferioridade numerica, mas eram tambem gente civilizada e nao houve desrespeitos mutuos durante o entoar dos hinos nem nada que se paresca. O caos de 2001 nao se repetiu nem fora, nem dentro de campo.

Durante a segunda parte os angolanos comecaram a entoar um cantico "Angola, Angola", os tugas ripostam com "portugal, ole" e nem mais se os ouviu.

Metade do publico presente estadio de Colonia era constituido de alemaes que foram ver um joguito da bola. Montes e montes de imigrantes tugas na Alemanha, Suiča, Franča etc compunham a nossa "massa".

O jogo, valeu pela 1a parte. Angla mostrou algum valor, mas fomos mais fortes.

O Tiago tinha de ter saido mais cedo, atrapalhou o meio campo todo na 2a parte. O Ronaldo, para nossa infelicidade, esteve perdulario e mais empenhado em jogadas frivolas, a sua substituičao parecendo-me que acompanhada de mensagem clara de Scolari.

O Figo, foi um senhor, mostrou futebol e lideranča.

Nos estadios pode-se beber cerveja as carradas, arranja-se um copo que se leva com 1 euro de deposito, reembolsavel quando se quiser, e depois é reabastecer sempre que se quiser (e pagar, claro).

Comments

O jogo foi mesmo o pior de tudo. Futebol fraquinho.
Vê se tiras umas fotos ao mulherio, para ver como é o ambiente por aí.

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular