A Realidade do UK IX - Lingua

Esqueçam o inglês da BBC, é a mesma coisa que o Fernando Pessa a falar a lingua de Camões. Em Londres fala-se bem, se for um inglês de gema. Imigrantes das Américas, Africas e Ásia é uma desgraça. Ia a uma loja de kebabs em Rochester de árabes onde quase nem percebiam inglês. Tínhamos de dizer "one kebab, one coke" e usar os dedos para reforçar o "one". Os imigrantes tugas também não são nenhumas peças a falar inglês, não sabiam em Portugal e lá aprenderam de ouvido com os menos bem falantes ingleses, ou recursivamente, com outros tugas que pouco sabiam.

Fora de Londres começa a desgraça. Nas midlands e a subir o inglês fecha muito, e culmina no escocês (ver Braveheart). Em terras como Derby, pub em vez de soar a "pab" soa a "pôb". Mesmo no Sul ouve cada coisa, "not until I'm in ME coffin" dizia o velhote dos campos de ténis. Vejam uma entrevista com o Wayne Rooney e já percebem do que falo.

Em Chatham, cidade podre em Kent, dizia-se que as meninas falavam Chathamese. Exemplos:
- "give me a chaaazeburga" (dê-me um cheeseburger).
- "asss pretty, innit?" - That's pretty, ain't it (e devia ser isn't it)
- "pissa merol" - piece of metal

Expressões boiolas como "lovely" são ditas por gajos a agradecer coisas!!!

É normal, em Gillingham ouvir pitas na rua a pedir "a fag". Não, não é um maricas, é um cigarro. E faggot, é uma almôndega enorme.

Agora pasmem-se com a pronuncia de certas palavras. Greenwich é uma zona que fica á entrada de Londres, no lado SE, de quem vem pela A2/M2. É onde está o marco do meridiano de referência. A pronuncia correcta é...Grénitch!!!!!!! E não grin-uitch. O "w" a meio das palavras nunca é pronunciado.
Exo:
- Warwick (zona acima de Londres) - é uóric
- Southwark (fica na margem Este do Tâmisa em Londres) - Sáutark

Agora o mesmo vale para os "h" a meio das palavras!!
- Rainham - reinam e não rein-ram
- Gilligham - djilingam e não djiling-ram

Mais outras muito rebuscadas:
- Leicester - não é laicester mas sim léster
- gloucester - gloster

Outra ainda:
- Edinburg - Édinbra

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Abu Nidal em Portugal