Croacia e Eslovenia vs Rep. Eslovaca

(post escrito 20 metros abaixo da Porta de Miguel, em Bratislava)

A Croacia nada tem a ver com os outros paises do bloco de leste. O povo e vivo, bonvivant e simpatico. Terao uma costela mais latina e laid back que polacos e checos. O ingles e falado por muita gente e com nivel aceitavel. O turismo sempre existiu por parte dos italianos que aporveitavam e aproveitam os ferries baratos para ir a praia. O nivel de vida e semelhante ao Portugues. Vimos la o Italia x Ghana e, nao supreendente, os croatos ficaram tremendamente lixados coma vitoria da squadra azurra. Zagreb e uma cidade muito bonita com muitos predios classicos e bem conservados. O pais parece, no geral, em franca progressao em todos os aspectos. Zadar, no Sul, tem um aeroporto em franca expansao, convertido a partir de alguma base militar. Uma gare nova mas bem apresentada recebe charters e low costs sobretudo da italia e reino unido. Lembra o nosso da Madeira nos anos 70. Um 737 para atravessado frente ao terminal e nem precisa de push-back.

A nivel de infraestruturas o progresso e evidente, autoestradas boas recem construidas fazem a travessia do pais algo simplicissimo. Passamos num tunel com 5,7km de comprimento. A abertura politica e total, entra-se e sai-se do pais com um BI da UE sem qualquer tipo de desconfianca por parte dos SEF e Alfandegas.
As lojas de marcas multinacionais existem por la como por Portugal.

Estivemos em Rieja, no norte, onde o aeroporto fica numa ilhota chamda Krk (muito gosta este povo de nomes sem vogais como Trst).


A eslovenia segue mais ou menos o mesmo caminho, mas com passo acelerado, virtude da sua inclusao na UE. Autoestradas novissimas com portagens (e algo tipo via Verde para aqueles que ainda engolem aquela de que Portugal revolucionou o mundo das autoestradas, estando na posse do unico servico automatico que aparentemente franceses, italianos e outros nao deveriam estar a usar). O povo tambem e simpatico e o pais e pequeno e pitoresco. Ljubljana e uma capital pequenita mas muito gira. Circular da Croacia para la e algo de pouco complexo, e ate aceitam as Kunas (moeda croata), apesar de estarem em fase final de circulacao do euro. Os precos estao em todo o lado em duplicado.

No norte, os Alpes sao a referencia para o turismo de ski, mas uma visita nesta altura propiciona visao de grande beleza natural com algumas pinceladas de branco la em cima.

A Republica Eslovaca ja e outra conversa. Pitoresca sim, Bratislava tem coisas lindissimas mas parece um pais parado no tempo. O progresso nao e muito notorio e autocarros e electricos tem um aspecto muito arcaico e pouco renovado. Vimos uma ambulancia passar que ainda era um carro da europa de leste velho, depois passou um bmw X5 da policia.

Andamos num bus em que na entrada estava um regador de lata (sabe-se la para que). O autocarro era velho e de modelo da Cortina de Ferro mas tinha ecrans para se ver a proxima estacao etc. O comercio ainda esta um pouco tradiconal, vendo-se alguma intromissao como a da rede de supermercados ingleses Tesco.

O povo ja tem um semblante mais carregado e menos expansivo, em comparacao com ex-jugoslavos. Os preco e que caiem a pique. Qualquer coisa aqui custa metade do preco que em Portugal. Mesmo assim nao se veem demasidados turistas ca, mesmo na zona historica da cidade, o que e pena. Muitas cidades menos interessantes em paises vizinhos estao a abarrotar de gente dos 4 cantos do mundo. Nao ter praia, e ter a concorrencia de Praga e Viena nao devem ajudar.

Outrora voava-se para Viena para fazer os 100km ate bratislava. Hoje voa-se nas low-cost RyanAir e SkyEurope para bratislava, para ir para Viena (a ryanair anuncia o destino como Vienna-Bratislava). Depois, por 30 euros apanha-se um ferry para a capital austriaca.

Nstes paises a T-mobile domina, tal como a Vodafone.

Comments

O que tu escreverias se não tivesses a mala ao lado :)

"Croatas são boas e simpaticas, eslovenas quase tão boas como as Croatas. As eslovacas nem tanto.
Aviões, Aviões, Aeroportos, Aviões".

Não tens que agradecer o resumo.

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular