Na estrada

O choque mais forte foi mesmo o trânsito. Por norma não vale a pena alugar um carro. Não há estacionamento em lado nenhum, é impossível conduzir aqui. As ruas são mais ou menos largas com quase todas as avenidas com 2 filas para cada lado. Mas o trânsito é muito intenso, grande parte taxis e riquexós (motas 3 rodas com cabine). É tudo ao buzinão, não há cá qualquer tipo de regra de prioridade e os semáforos são escassos. Um carro mais facilmente anda sem uma roda que sem buzina.

Nas avenidas em que não há divisória central o caos assume proporções alragadas. Aí de 4 filas, 3 podem ser de repente para um sentido, como pode voltar a 2 paracada sentido. É como calha. O trânsito flui devagar porque os condutores pouco aceleram mesmo com espaço. As ruas estão cheias de buracos e os carros todos lixados. Alugamos um pequeno Tata Indigo de 5p com A/C durante um dia. Em chão, mesmo pouco acidentado, a partir dos 50Km/h a parte de trás andava aos saltos. Fiquei na dúvida se sequer existia amortecedor na suspensão.

As razias entre carros a se tocar são na ordem dos 5-10cm. Peões simplesmente são ignorados e os carros só param centímetros. Para um ocidental atravessar é simples: meter-se a meio de um grupo de locais, parecem sempre evitar o perigo. Não parece haver grande regra de quem é maior passa sempre. Qualquer veiculozito mete-se á frente de camiões ou bus dê por onde der.

Grande parte dos carros não tem espelho do lado esquerdo sequer (conduz-se no lado direito do carro como os ingleses).


Os carros são em geral muito pequenos e caiem em meia dúzia de modelos:
- Tata Indigo
- Pequenos Sukuki-Maruti
- toyotas 3 volumes
- Ford fiesta/Ikoa
- Opel Corsa 3 volumes (como na China)
- BMW serie 5
- Skoda Octavia (ou Paulus). Vêm-se muitos e são anunciados como o "Carro para CEOs":)
- Fiat Palio
- Mahindra-Renault (o Dacia Logan Romeno).
- BMW serie 5
- Honda 2/3 volumes
- Jeeps de marca local.
- Hyundais citadinos
Não vimos praticamente nada fora desta lista, residualmente um ou outro mercedes, Jeep Audi, etc.

Os camiões e buses são modelos locais, como Tata.

Diesel custa cerca de 50c e a gasolina perto de um euro. Não há bombas da BP, Shell ou Total. Tudo gasolineiras locais.

Comments

Unknown said…
Jé finalmente encontraste um sitio bom para conduzires!!! :P

Sentes-te em casa!!

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