Máquinas e utensílios de metal


Aqui não se vêem praticamente máquinas que não sejam motas ou carros para transporte. Martelos pneumáticos, gruas, pequenas betoneiras, máquinas agrícolas ou outros meios de melhorar actividades de construção ou produção.
Obras em Mumbai para abrir vala para passar cabos? Tudo escavado á mão por putos e mulheres, numa clara exploração de trabalho infantil. Sem picaretas ou pás!!!

Parecem faltar objectos simples cuja solução é sempre meter mais mão de obra. Recolha de lixo? 2 ou 3 a varrer com vassouras mirradas, e uma mulher com dois bocados de cartão a juntar o lixo do montinho para mandar para o caixote (fica metade lá).
Apesar de maquinaria ser um bem caro, é interessante a quantidade de cartazes publicitários de estrada que são montados em cima de camiões. Fica parado num sítio estratégico o dia todo, com o condutor lá dentro. Vi em Goa uma caixa ATM ambulante, montada numa carrinha!!!

Será falta de ferro ou aço? Nas feiras deles há montes de bugugangas de metal, mas facas e utensílios mais fortes são raros e por vezes usados. O grupo Mittal fabrica 10% do aço mundial (basta pensar que isso dá pelo menos 2 facas em casa de casa um de nós). Em Goa há minas de ferro. Será que o aço é simplesmente exportado?

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular