Luxo em Mumbai

Dizem haver mais milionários em Mumbai que em NY. Ninguém diria, andando por lá. Apesar de a Tata deter a Jaguar não vi um único que fosse a circular, nem RR, Bentley, BMW acima da série 5. Passamos nas zonas mais ricas e a diferença era a existência de vivendas.

Ao subir a colina de Mabarata, indicaram-nos a casa do sr Mittal, um dos mais ricos do mundo, detentor da Mittal Steel, que produz 10% do aço mundial. Era uma vivenda com 3 ou 4 pisos com cerca de 15 metros de largura de fachada. Seguranças á porta, mas isso até uma lojeca e roupa ou mesmo uma caixa ATM tem.

A familia Tata, parsis (Zoroastras) oriundos do actual Irão, é um dos maiores colossos destes Páis. Tata telecom, Jaguar, carros, camiões e autocarros Tata, e muito mais. Vimos a casa de familia dentro da cidade, e por fora, vulgaríssima. Vê-se lojas de marcas ocidentais, Tommy Hilfiger, Benetton, Wrangler, mas em estabelecimentos dignos de um bar de praia. Apontaram-nos um centro comercial “grande” no centro de Mumbai, digno de competir com os construídos nos anos 70 na Avenida de Roma ou gare do Rossio.

Os hoteis de Mumbai ou são de 5* ou são uma porcaria. O atacado Taj Mahal e o Oberoi parecem muito bons até se chegar á fachada. Mesmo na marginal há um o “Sea Princess” onde bebemos uma cola. Merece que se conte que á entrada da esplanada está um guarda. Levam um tempo a vir a mesa, e depois trazem a cola com uns copos ¼ litro dignos de tasca.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular