Venezuelanos conhecidos

Para começar Simon Bolivar conhecido por ter orquestrado uma mega revolução em vários países, acabando com o colonato espanhol.

O ditador eleito democraticamente Chavez é uma das figuras do século XXI, quer se goste quer não. Qadafi, Arafat, Kim Jong Il, Khomeini, Saddam também encheram páginas de jornal e direito de antena.

Dos meus tempos de juventude adorava ver jogar o Carl Herrera, jogador raçudo dos Houston Rockets, peça fundamental nos campeonatos de 94 e 95.
Video:
http://www.youtube.com/watch?v=jsolhqgx7Dc

Outro que merece grande destaque é Carlos, o Chacal.

Um dos maiores terroristas da história, conseguiu iludir inclusive a Mossad além das policias de quase todos os países onde andou a semear caos. Cumpre perpétua na França neste momento, deverá ter cerca de 50 anos.

Nascido em Caracas de uma pai fanático comunista chama-se Iliych Ramirez Sanchez. O Iliych foi colocado por homenagem a Lenine (e ainda falam do pessoal que mete nomes de novelas e do futebol). Estudou na Inglaterra, tirando depois cursos militares na URSS. Desde cedo se uniu a grupos terroristas islâmicos ou de extremas esquerdas. Encabeçava os ataques, planeados ao mais infimo pormenor, mas raramente dava a cara.

Os franceses não gostam muito dele porque um dia foi a Orly e atirou um rocket contra um avião da El Al. Falhou o alvo mas acertou num avião Jugoslavo.

Fez perca pela Europa fora, como o massacre em Viena na sede da OPEP e atentados contra bancos israelitas em Londres.

Um dia policia francesa, com um agente infiltrado da Mossad foi a casa prendê-lo fazendo parecer que se tratava de delito menor. Estava a dar uma festa. Pediu calmamente para ir buscar qualquer coisa, a que aquiesceram. Pegou numa pistola e limpou os 2 policias ali mesmo e o Mossad também.

Andou fugido vários anos pelo Médio-Oriente até o dia em que foi operado a um tumor no Sudão. Drogado foi traido e entregue aos serviços franceses da DCT que só não o executaram porque a pena de morte foi abolida em 1977.

Carlos é nome de guerra apenas. É chamado o Chacal devido a - reza a história - ter-lhe sido encontrado uma cópia do livro de Frederick Forsyth sobre um assassino profissional contratado para limpar Churchill (mais tarde adaptado ao cinema com Bruce Willis e Richard Gere).

Chavez, claro, considera-o um heroi.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular