Minha primeira navegação solo

Saída de Cascais ás 14h15, rumo á Trafaria. Ao por em marcha manda-me para a interseção Hotel. Mau, não fazia a mínima onde era. Tinha uma carta de LPCS e lá vi onde era. Descolagem na 25, volta para direita á Trafaria, entro no túnel VFR e voo Route&Profile até á lagoa de albufeira, depois rumo 090 para Setúbal. ATC LIS Militar dá-me autorização para subir logo para os 3500' o que não foi assim tão boa ideia. Estava um neblina e para navegação a olho era mais complicado.

Rumei a Évora passando á esquerda de Troia e por cima de porto de Setúbal. Évora é aeródromo não controlado, por isso usar a frequência aberta 122.7 mas olho no que se mexa. ninguém responde. Passo á vertical para ver a manga aos 1600 pés, e vejo um ultraleve a descolar. Faço um toca-e-anda, e volto para Sudoeste rumo á lagoa de Torrão.

Pelo caminho alguém usurpou o meu transponder squawk 3211.Chego á linha de costa a Brejos da Carregueira, subo rumo a Setúbal no tunel VFR a 2000 pés, e chego ao Bugio onde peço zona de trabalho.

Dão-me o Guincho. Ando um bocado a fazer voo lento e depois voltas apertadas de 60º.

Peço para regressar, mandam-me para o Autódromo e avisam de tráfego descolado. Não me mandam orbitar e dizem-me para fazer circuito pela direita, o que me faz passar na enfiada da pista, embora á distância. Topo então um avião a descolar. O controlador ficou mesmo perdido e perguntou-me onde estava e eu disse a ir para o circuito direito. Não houve qq perigo, mandou o descolado virar para o vento cruzado logo. Além disso eu estava a 1100 pés e o outro viraria aos 700. Eu devia ter subido, no entanto, e ter dito que estava no runway heading.

5 minutos depois aterrava na 35.
Tudo Ok, 2h30 de voo.

Mais Fotos aqui:
http://picasaweb.google.com/Cleared4TO/LPCSLPEVLPCS1NavASolo

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular