Última navegação e Exame

O exame era hoje, e fiz a última navegação solo ontem.

Tinha de cumprir 2h45 de navegação desse por onde desse!

Sabia que o exame era Cascais-tunelLeste-Zambujal-Santarém-Ericeira-Cascais.
Somei tudo e dava pouco mais de 2h. Somo 10 minutos de Touch&go em Santarém e mais 20 minutos no Cabo Raso para uns voos lentos e afins e e já está.

O avião tinha tendência para pranchar á direita, o que me dificultou imenso a navegação e cheguei com os braços a doer.

Aqui na TWY segundo para a descolagem, com um na final.
Fui dar uma voltinha ao Cabo Espichel.Até Zambujal tudo OK. Rumo 10 a Coruche. Pelo caminho pareceu-me estar tudo *quase* OK. Nem sempre as cartas são correctas. Cheguei a uma povoação que parecia Coruche mas que estava do lado de baixo da estrada e do rio, em vez do lado de cima como na carta. Não seria a 1a vez que erro destes se dava. Rumo 330 a Santarém. Ao fim do tempo estimado no planeamento, estava...sobre nada!

Mau. sigo um pouco em frente e vejo umas montanhas com ventoinhas eólicas. Pareceu-me familiar. Então chama o controlador a dizer que ia a entrar na zona restricta de Monte Real! Sim, horas antes tinha caído o F16. Não pode ser! isso era pelo menos a umas 30-40 milhas dali. O Controlador disse-me para virar á direita. Faço rumo para Sul. Dois ou três minutos depois, olhava eu para a carta a ver como me situava, chama-me e dizem que estou quase a entrar na zona de Aproximação á Portela.

Ficava agora sim perto de onde andava. O VOR e ADF daquele avião estavam INOP. Pedi um vector para Santarém. Sugeriram-me o 105 e dali a 5 minutos estava a passar a 1000pés sobre o aeródromo.

Ningém respondia na frequência, e o vento estava calmo. Faço o circuito pela direita, já na final estava muito alto e com 85-90 nós, decidi borregar, o que servia de treino para o exame. Á segunda foi perfeito. Com isto já andava em mais de 2h de voo. Rumei pelo túnel norte ao Sobral e dali a Cascais. Fiz 2h55 de calços a calços. Foi tão intenso que ficamos com a impressão de ter levado meia hora máximo.

Hoje o exame, apesar de completo (rádio ajudas nada porque estavam INOP), foi mais uma aula, em que o examinador esteve a dar dicas e a mostar bons pontos de navegação na margem Sul.

Aqui está o Yankee-Uniform pronto para sair.Tudo OK.

Levei 2 anos e 2 meses ser largado!!! Outobro de 2005 a 12 de Dezembro de 2007, em que 2006 fiz ZERO horas de voo. Depois estive sem voar até 8 de janeiro deste ano por causa das férias...e do mau tempo. E fiz o restante, exame incluido, em 3 semanas.

Ao todo tinha 57 horas e 250 aterragens á entrada para o exame.

Comments

Jingas said…
Custou, mas chegaste lá...

Bj
Juanio said…
Felicidades...Top Gun!

Juanjo
RuiAlves said…
Espectáculo!!! :)

Bons voos amigo e...
com menos INOPs! :)

Ah, e mts PARABENS!!! :)
MMV said…
Parabéns... :) Depois quando comprares o aviao, damos uma voltinha... ahahah

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular