ROMA EUR

Fui a Roma para ficar num hotel no SE de Roma, na zona de ROMA EUR construida para Expo Universal de Roma de 1940 (que obviamente não se realizou). Zona moderna de belos edifícios e com espaçosas avenidas. Mandada construir por Il Duce nos anos 30 ainda hoje tem um aspecto moderno. A grandiosidade simulada do império romano nota-se pela forma simulada na praça central Marconi onde os prédios foram a elipse do Coliseu. A meio uma rotunda com um obelisco. Apanhando o metro para o centro da cidade saímos em Piramide, onde uma pequena pirâmide de facto existe com cerca de 10m de lado de base. Outra obra de Mussolini.

O trânsito caótico mesmo assim melhor que em Nápoles onde as lixeiras fechadas e a máfia conseguem que mesmo tendo 4x a força laboral de recolha em relação a Milão, se exporte o lixo para a Sardenha. Vi uma senhora e empurrar um carrinho de bebé a atravessar rua. Parou um carro á frente dela que ficou a apitar uns 5 segundos a 1 metro!!!!

O hotel, o Villa EUR, ficava num pequeno monte com muralha á volta. Aproveitando restos de uma construção á moda romana com tijolos tinha dois pisos modernos, e um Igreja (seria para casamentos) feita de metal rebitado!

Os quartos eram pequenos, portanto muita beleza mas pouca substância e tinham um objecto intrigante em vez do bidé:

Mesmo ao pé ficava a interminável Via Laurentina uma das principais estradas radiais a Roma dos Romanos imperiais. Reduzida a 1 via para cada lado e sujeita a semáforos, continua a ser uma ligação citadina importante.

As mulheres, nem sempre muito jeitosas, sempre vestidas á moda dos 8 aos 88 (deliberadamente não meti aqui 80).

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular