Taxis em Shanghai

Ninguém fala inglês, nem ninguém percebe os caracteres ocidentais senão nos hotéis e restaurantes caros. Para ir de taxi para o hotel mostrámos um papel com nome e morada do Novotel e o taxista nada percebeu. Nem mesmo a palavra NOVOTEL lhe diz alguma coisa. Passámos a pedir em hotéis que nos escrevessem em caracteres ou levávamos cartões bilingues (melhor dizendo bi-escritas). Fomos ao Hooters de Shanghai (magrinhas em demasia) de taxi, e mostramos uma foto de um cartaz que tiramos com a camera digital.
A maior surpresa esta para vir agora.


Os taxis em Shanghai sao TODOS Volskwagen Santana, uma variante do VW Passat de 3 volumes, que se via no fim dos anos 70 e inicio dos anos 80 na Europa. Aparentemente este modelo e de produção local e por acordo entre a câmara de Shanghai e a VW, ficou concessionado como modelo único de taxi (aqui as coisas são assim, monopólios autorizados do estado, imaginem-se os subornos). Os Santana (agora esta no mercado o 3000, 1.6L) custam 180 000 yuans (18k euros) e são também o carro de sonho do chinês (arghh).


Ha meia dúzia de companhias de taxis, cada uma com as suas cores e estão sempre a passar dezenas deles em cada rua. Os taxistas em Shanghai estão protegidos do pendura por uma jaula de plástico que o que faz e dificultar entrega de pagamento e mapas.
O preço e incrivelmente barato. Bandeirada a 11y (1,1 euros) mas depois quase não cresce o valor no taxímetro (bem visível este, e passa recibo automaticamente com um pequena impressora acoplada, onde vem o telefone do taxista). Andamos mais de um quarto de hora as voltas na cidade e pagamos menos de 15!!


Que efeito colateral óbvio vem daqui? Os taxistas em Portugal vão ate ao fundinho de qualquer rua, param bem o carro, puxam o travão de mão a ver se cai mais 15 cêntimos no contador. Aqui e exactamente o oposto, estão perto do sitio, despacham o cliente mesmo do lado contrario da rua que assim não rende.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular