Chegada a Shanghai

Descolamos de Munique num A340-600 da Lufthansa e 10h de depois aterrávamos no novo aeroporto Shanghai Pudong (PVG).

O aeroporto de Pudong esta em expansão, um terminal já em operação e 2 pistas tudo a receber aviões de longo curso de todo o lado. Mais um terminal e 3 pistas estão e avançar. O terminal de pax e novo, agradável e os SEF são normais, os tempos da china isolada do capitalismo estão mortos para sempre. Na recepção de malas existe um policia com cão em cada tapete, o animal a cheirar e o policia a recolher aquelas q ele identifica.

Claro q quem trouxer drogas foge logo. Tipicamente quem as trafica são os africanos dai que os chineses detestam os pretos apesar de morrerem de medo deles. Pudong fica na zona nova, a uns 40 km da cidade.

Para o centro e apanhar o MAGLEV comboio de levitação magnética da Siemens, tipo um alfa pendular em que o comboio fica suspenso acima dos carris por um campo magnético. Faz os 40km em 8 minutos!!! Chega aos 430 km/h que se podem acompanhar num ecran como o Mach no Concorde. Custa 50 Yuan (RMB=Reiminbin, ou moeda do povo, ou CNY) o equivalnte a 5 euros. Para viajantes de aviao fica em 40.

Uma alternativa ao TGV para a OTA?

Comments

Anonymous said…
Isso do MAGLEV parece ser fantástico. Para além de económico e ecológico é rápido.
Unknown said…
Até agora estou a gostar muito do seu blog. Mas existe uma coisa que me incomoda... Será que em vez de usar o termo 'pretos', pode usar 'negros'? Não custa nada...


SC

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular