o Povo Chines

Culturalmente o povo chines permanece no geral intocado.

Os chineses comuns sao um povo estranho, sem expressao, vaidade ou originalidade.

Na China Continental vestem-se todos igual:
- homem de calcas de tecido ou ganga e com camisa ou polo
- mulheres de vestido

As cores variam pouco e os modelos de roupa tambem. Os sapatos tambem nao sao muito variados, com os homens a usarem sapatos rasos ou moles, e as mulheres sandalias rasas (quando usam saltos parece que nao sabem andar).

No cabelo e chocante a falta de originalidade. As mulheres ou usam cabelo curto e solto ou comprido em rabo de cavalo. Os homens e sempre curto (e nunca rapado a maquinha) ou com risca ou solto e espigado. Todos o tem escuro, sem quaisquer madeixas ou coloracoes. As raras mulheres que o pintam tem apenas uma pequena coloracoa castanha em baixo.
As mulheres raramente usam maquilhagem e tem uns habitos estranhos tipo colants debaixo de sandalias, com correntes de tornozelo, por dentro. Vimos gente com pijamas por dentro da roupa e por vezes em pijama na rua em pleno dia.

Os homens nao usam barbas nem bigodinhos, apenas alguns velhotes o fazem. Creio que Mao desencorajava esses habitos de beleza. Os japoneses andam por ai de cabelo comprido loiro e ruivo, mas mesmo em Shanghai e Hong Kong nao se vislumbra qualquer tipo de modernice semelhamte.
As mulheres depilam-se sempre, bracos inclusive.

A nivel de habitos sociais e que a diferenca e enorme.
O comportamento segundo as influencias de Confucio permance vigente. Os chineses sao pessoas sem expressoa. Nao sorriem mas nao tem cara infeliz, pouco se exaltam (la entre eles ainda levantam a voz de vem em quando mas nao mudam de expressao) e nao mostram qualquer tipo de emocao.

Creio que vem dai os mitos de que "sorriem pela frente e apunhalam por tras". Confucio introduziu a motivacao de "salvar a face"e para um chines manter a compostura e orgulho e tudo na vida.

Uma das razoes que fazem ter um gelo social e de facto nao conseguirmos ter feedbacak deles sobre o que pensam ou se sentem com algo. Mesmo que nos odeiem de morte nao o coneguimos ler nas suas expressoes. Po outro lado podem gostar de nos e estarem agradecidos e nao o demonstram. Ao arranhar ingles com eles parece que podem estar a perceber as coisas, mas depressa nos apercebemos que nao pescaram nada. Sao incapazes de expressar a ignorancia de forma clara e de tentarem esclarecer as coisas passo a passo. Mais uma vez, estao mais preocupados com o parecer que entendem do que em entender.
O sentido de humor parece nao existir, eles tem o sorriso meio artificial que nao parece estar associado a qualquer emocao.
Li que nos achavam a nos ocidentais mal cheirosos o que e bem provavel, pois eles nao parecem ter qualquer tipo de odor corporal digno de registo. E nao se lhes vislumbra grandes tendencias para perfumes muito aromaticos

Comments

mary said…
Gaaaaaanda descrição!Adorei!

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular