NBA Estrelas cadentes e ascendentes

Já há uns tempos que não escreveia nada sobre a NBA aqui vai, após finda mais uma época.

Algumas novidades interessantes aconteceram esta época.

Lebron James (LBJ como o sucessor de JFK) mostrou algo que calou muita gente. É nojento ver como a NBA o quer sempre fazer de cash-cow e o promove como um vendedor de enciclopédias. Nas jogadas da semana e do dia é sempre LBJ isto, LBJ aquilo. Deprimente ver como funciona com o adepto mais jovem que desconhece o método.

O garnde problema da NBA é que LBJ joga na equipa de Cleveland, uma cidade desinteressante e um mercado minusculo comparado com LA, Chicago ou Detroit. Como imagino que os Cavs não vão abdicar dele vai o marketing da NBA ficar estrangulado anos e anos. Que seria se Kareem tivesse continuado nos Milwaukee Bucks?

LBJ parece ser jogador com capacidade e vontade mas não é o animal desportivo que era o Michael Jordan, Bird ou Magic naquela idade (nem tem de ser equiparado a essa fasquia). Comparam que os Bulls de MJ só foram campeões á 7ª época de MJ e aos seus 28, mas não é argumento para quem vê os resumos dos jogos de MJ nos seus primeiros anos.

Ambas as vedetas têm equipa fracas, e não podemos ir por aí.

Apesar do peso mediático sobre LBJ os Pistons, Knicks e Bulls são equipa de bandeira da NBA. Qual a surpresa quando a equipita de LBJ (sem ajudas arbitrais de qualquer espécie) após perder dois jogos apertados com os Pistons nas WCF, ganha quatro seguidos e se qualifica para a final??

Para mim ganhou o respeito como jogador, marca pontos a rodos, corre para todo o lado, distribui a bola e creio que está a algumas arestas de ser um grande jogador.

Repito, não vejo que seja capaz de "matar" por uma vitória mas mostrou sempre progresso desportivo de equipa desde que entrou.

Ao contrário de Carmelo que é só confusões com a policia e eleminações na 1ª ronda, de LBJ só se ouve falar de basket.

Os Cavs são uma equipa fraquissima:
- Zydrunas - velho, partido pelas lesões mas ainda efectivo devido á gestão de tempo (nunca mais de 25minutos de média) imposta
- Gooden - forte potencial por explorar
- Pavlovic - sérvio raçudo com algum potencial, mas nunca será um estrela
- Larry Hughes - uma nulidade rotulada de grande vedeta que é incapaz de jogar aquilo em que insistem que deve, base. Não sabe lançar, não é bom distribuidor, é mais um jogador "bolha" que alguém um dia vai admitir que errou...
- Eric Snow - jogagador velho e experiente, nada mais
- Gibson - marcador rápido a vir do banco, nada mais.
- Varejaão - brasuca forte e esforçado mas limitado, boa presença na equipa
- Donyell Marshall - veterano reduzido a lançador, lado avançado descendete da carreira.
O resto nem merece menção.

Os Cavs foram cilindrados pelos Spurs, nada surpreendente dado estes terem sido campeões 4 vezes em oito anos com o mesmo núcleo e com renovação bem gerida da equipa.

Estrelas cadentes, os introcáveis da NBA enclarusado nos seu contrato-fortificado:

Kobe, com o qual é-me impossível simpatizar pelo seu monopólio de pontos em detrimento da equipa (paradoxo: o povo gostava que LBJ fosse assim mas que os LAL fossem á final, azar que a conferência Oeste é mais competitiva) exige uma troca. Phil Jackson, que namora a filha do dono dos Lakers, é um treinado sem grande crédito hoje em dia. Mostra que sem vedetas é um treinador muito medíocre e como avaliador de talento é fraco também. A insistência em Kwame Brown é deplorável e o não querer trocar Kidd pelo (futurofenómeno Bynum é demência Jackson-Buss. O que os Lakers precisam é de um treinador que lá chegue, obrigue Kobe a ser um jogador de equipa e que aposte em jogadores maduros e com capacidade (Kwame, Odom não têm capacidade mental para serem nada do que deviam).

Saiu o tiro pela culatra porque Kobe, farto disto tudo, veio a público exigir uma troca, o que fez os responsáveis da equipa terem de emitir um comunicado a explicarem a estratégia da equipa. Kobe percebeu que os lakers sao um circo pobre e ele é o único palhaço.

Aqui é que vem o drama:
- Kobe tem contrato por mais 2 anos a cerca de 20M de USD cada
- só se podem trocar jogadores com ordenados a divergir no máximo 25% + 1M USD
- os lakers não o vão trocar para a concorrência da conferência Oeste
- Equipas da Conf Este só lhe interessaria os Bulls e Knicks (knicKs???), diz ele. Pois, mas os Bulls tinham de destruir a equipa para o poder meter lá, ou seja, ficava na estaca zero. Para poder juntar salário de peso semelhante tinham de mandar 2 ou 3 vedetas o que aniquilava a equipa. Porque nos Lakers ningém é parvo o suficiente para o trocar por jogadores de banco...
- Kobe tem uma clausula que lhe dá o direito de veto em caso de troca (único na NBA), torna a coisa mais engraçada.

O caso aqui é semelhante ao de Vince Carter e Allen Iverson.

É que ninguém os quer para ganhar jogos! Vince Carter é um excelente jogador mas incapaz de carregar a equipa ás costas e de uma certa infantilidade, nem se sabe se os nets o renovam. Iverson é um grande jogador que nunca percebeu que não está a jogar na rua. Os nuggets levaram-no e devem já estar bem arrependidos do plantel que têm.

Outro a aparecer é Kevin Garnett.

KG é um LBJ com 32 anos, jogador interessado, profissional mas não um animal de vitórias , frustrado de jogar sempre com um plantel medíocre.

Acontece que os Wolves também não o querem mandar embora sem nada em retorno. Por outro lado o seu salário gordo impede a equipa de investir mais em outros jogadores complementares. Recusou, e na minha óptica bem, ir para os Celtics. Seria mais uma equipa louca para ter uma estrela (neste caso 2 com Pierce) num deserto basquetebolistico só para vender bilhetes.

O mais natural é cumprirem contrato até ao fim, e já velhos com 36 anos, irem para o banco de uma equipa de topo marcarem 5 pontos por jogo e coroarem-se campeões.

A farsa desportiva molda-se á volta do regulamento salarial da NBA:
- as equipas vendem os bilhetes na mesma
- as marcas desportivas vendem em função da espetacularidade das jogadas desse jogador e não se a equipa dele ganhar.
- Os agentes enchem-se na mesma, porque é a % do contrato, quanto mais gordo e comprido, melhor.
- A liga teoricamente enriquece mais se as vedetas forem longe, mas na realidade o que interessa é que as vedetas existam e algém as adore.
- o jogador reclama que se sente desmotivado. A "solução" é dizer adeus ao $$ e assinar por ordenandos mais baixos. Mas quem é que quer? Nem as próprias equipas onde eles estão, essas preferiam ter sempre retorno numa troca.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular