Tripulação mínima, bebes mas não comes?

Mais uma epopeia numa 6ª feira á noite na Portela. Ia tentar embarcar no voo das 21h10 rumo á Madeira, mas de cockpit, que não estava pedido. Chego ao check-in e cockpit nada ainda. Costuma ser atribuido pelo comandante quando passa nas Operações antes de ir para bordo. Volto dali a 10 minutos, nada. Não me dão o cartão de embarque para tentar o embarque porque tenho bagagem (e ainda por cima fora de formato).
Descubro depois que estava no voo errado, o TP3687 (3= voo especial full economy). Peço á menina que me liste no TP1685. Cockpit nada. Passam 10 minutos, voo fecha e cockpit dado a outras pessoas. Tento o TP3687, soube entretanto que passou de um A319 (132 pax) para um A320 (156 pax, CS-TNI Aquilino Ribeiro). Com 24 vagas a mais deve dar, pensei eu, e estava um casal amigo (minha prima e esposo) com dois filhos em que ela tinha IDZ e também pedido cockpit. Mas a menina tinha-me tirado da lista o TP3687 ao meter-me no TP1685. Peço para listar-me outra vez, azar dos azares, sistema suspenso. Ao fim de uns minutos lá me meteu, mas cockpit nada ainda.
O avião começa a encher devido a overbooking noutro voo qualquer e de repente há 5 rebates (pax desconto de companhia, como eu) para 2 cockpits. Só sei que eu e a minha prima fomos, radiantes, ainda tive a colar a etiqueta no meu caixote oversized luggage. Colei o autocolante comprido e tirei os 4 pequenitos com código de barras, e colei aos lados. Importante para a mala não andar perdida nos sortings automáticos do circuito de bagagem.
Não fui comer nada apesar de sabermos que não ia haver comida a bordo por falta de um tripulante de cabine. Aparentemente, voando com a tripulação mínima de segurança (creio que 4 num A320) só se pode servir bebidas. Penso que num A319, são 3 e como houve mudança de equipamento, estas contas sairam furadas. Em conversa com o chefe de cabine disse-me nunca lhe ter acontecido semelhante coisa em 10 anos no médio curso. Pois, é segunda vez que me acontece em 2 meses,ambas em LIS-FNC .
No embarque, fui o último como é pedido aos jumpseats. Diz-me o marido da minha prima que foi comprar uma sandes ao bar Aero e que lhe deram tudo de borla porque causa do atraso e falta de serviço a bordo. Pensei que ele estava a gozar mas constatei que era verdade e comi uma sandes, queque e água. Aparentemente mais ninguém sabia dos outros passageiros. Os nabos na porta de embarque nem avisaram, apesar de haver uma caixa cheia de sandes PAGA pela TAP. A bordo o cte João C. perguntou-me se tinhamos sido avisados, retorqui que não. Ligou para terra a protestar.

Descolamos da 03 numa rolling T/O, TAS = 170kts na rotação, cleared até aos 24000 pés, depois até aos 33000 e finalmente até aos 37000 de cruzeiro. Depois aterragem magnífica na 05 na Madeira, presenteada com o nariz do avião a seguir o Lead-In-Lighting de Gaula e Porto Novo e a visão das luzes da pista no firmamento negro. Um Antonov 12 de carga da Vega a fazer frete para a TAP estava estacionado na placa.

Comments

Blackbird said…
Olá ClearedForTakeOff.
já a algum tempo que sobrevôo este blog, sem nunca ter me identificado ao atc.
Gostari apenas de comunicar que tem aqui um blog excelente e que continuarei a sobrevoar este durante muito tempo. Abraço

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular