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Este é o rebocador Ilha de São Luis, que opera nos Portos do Grupo Central do arquipélago dos Açores. Foi construido em Roterdão pela Damen que oferece também a maquete.

Cada hélice tem motor independente de 1100 cv da CAT, com motor eléctrico para a hélice de proa. Os dois motores são operadores com a mesma manette de throtlle, e existe uma roda convencional para o leme. A velocidades baixas opera-se a hélice da proa com um joystick, para desvio lateral. A razão para se usar este sistema mais convencional em relação ao de "shottle" tem a ver com a profundidade dos portos onde opera. Os de Shottle têm de ter as hélices montadas abaixo da quilha, de modo a que o casco não anule a propulsão, com a consequência do aumento do calado. Além disso as hélices azimutais necessitam de alimentação eléctrica, ou seja, dois geradores á cabeça das máquinas. Como este navio opera em vários portos dos Grupo Central dos Açores necessita de ter um calado mais reduzido para os mais pequenos como o das Velas.

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