Gestão Alemã do Setembro Negro

Eis uma crítica ás medidas alemães na gestão do imbróglio Setembro Negro.
Para ser positivos a ajuda oficial dos israelitas foi quase nula. A PM Golda Meir mostrou total deinteresse em ajuda oficial. O atentado era muito faborável politicamente para os seus interesses. Foram apenas disponibilizados militares para aconselharem a emboscada na base aérea. Infelizmente os seus conselhos não foram tomados em conta eo resultado é o que se sabe.
O governo Egípcio recusou receber o 727 da LH, o que aniquilou qualquer possibilidade de deixar descolar os terroristas. A batata quente ficou, portanto, na mão alemã com o mundo inteiro a ver.

A falta de capacidade de organização dos alemães foi notória. Tudo durou cerca de 20h e dai ser de facto muito injusto criticar toda a operação, porque o tempo foi um factor determinante. Mover o sitio do embarque de Munique para a base isolada e com torre de controle perto da placa foi brilhante. A informação do número real de terroristas não ter sido passada da aldeia para a base foi fatal. Os desertores que deviam estar no avião a passar por tripulação causaram um revés ao fugirem quando os terroristas estavam a chegar. O tiroteio foi um desastre com apenas 2 terroristas mortos em primeira instância.

A falta de capacidade e armamento dos "snipers" alemães também não ajudou. A emenda foi pior que o soneto, a entrada das auto-metralhadoras foi ineficaz para limpar os terroristas e fez apenas com que executassem os reféns de imediato.

Aponto apenas uma critica que penso ser pertinente.
Penso que deveriam ter executado na hora os terroristas remanescentes. Será de acordo com os direitos humanos e ética? Claro que não. Mas por outro lado, ter terroristas de um conflito que não lhes diz respeito (israelo-árabe) é sempre uma grande chatice. Como se verificou, represálias do grupo terrorista foram evidentes e causaram ainda mais perigo e problemas de imagem política. Como tudo isto se passou longe dos olhares dos media e a investigação foi alemã, não seria muito dificil que no tiroteio se tivesse mandado mais uma bala ou duas.
Foi desviado mais um avião da LH, a Alemanha ficou com imagem de colaboracionsita por parte de Israel, mostrou cedência a chantagem terrorista, o povo alemão ficou a saber que poderia ser alvo de atentados, e a LH perdeu (se se soube..) credibilidade na área de segurança. O Chanceler e governador da Bavária passaram por não ter controle e/ou por cobardes. Como já tinham sido mortos 5 terroristas, não foi a não ter morto todos que a Alemanha se livrou da imagem de assassina perante o grupo terrorista. Por outro lado, que dizer de 3 pessoas que fazem o que eles fizeram e ainda saiem em liberdade? Numa altura em que a Alemanha tinha ainda culpas muito negras em relação a judeus, foi um passo atrás o episódio.

No livro do Jack Higgins "Eagle has landed" um sósia de Hitler a soldo dos ingleses é levado para a Inglaterra a são e salvo. Por "lapso" é morto á chegada por soldados que se "baralharam". Apontam-no como não deixar "loose ends".

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular