Viagem a Dublin, 2002

Irlanda completamente anti-UK. Nada de lojas nem cervejas nem bancos UK. Ontem foi o duelo de Glasgow, o Old-Firm, e havia montes de gajos com camisas do Celtic.

Dublin cidade pequena e nada de especial quando comparada com outras capitais europeias. Fábrica da Guiness dominio!!! Já tem +200 anos. Começou como bebida medicinal e anti-insónia. No ultimo piso está todo o pessoal bêbedo, é incluida na entrada uma guiness a beber no bar em cima. Mas muitos repetem a dose de modo que a varanda está vedada não vá alguem mergulhar. Havia um belo B737-200 da Ryan Air com livery da Henessy em Dublin.

Todos os sinais, servicos publicos (Eir Com, por exo), nomes de ruas estão escritos em irlandês (semelhante ao gaélico) além de em inglês. A Jameson também é de Dublin e tem um museu.

Dublin (Dubh Linn) significa "black pool"e vem do rio Liffey desaguar em Dublin cheio de porcarias. Mas o nome oficial em irlandês é "Baile Atha Cliath". Belfast escreve-se "Beel Feirste".

Não fazia a minima q as canções Pop-Eire dos Cranberries e U2 eram nacionalistas Irlandesas. O "Zombie" assim é e o"Sunday Bloody Sunday" refere-se ao domingo sangrento em que os ingleses limparam 13 manifestantes Irlandeses em 1968, na cidade de Londonderry. A embaixada inglesa foi destruida logo a seguir.O parque automovel é mais o menos o nosso com menos carros de luxo.

O gajo que proclamou a Irlanda independente em 1921, Eamon de Valera, apresentou pêsames oficiais ao Estado Alemão pela morte de Hitler!!! (Portugal também) E mesmo tendo sido Dublin (e Belfast)bombardeada pelos alemães. Os irlandeses recusaram fazer o blackout noturno aconselhado pelos ingleses.

Há muitos adeptos do Liverpool (L'pool ta' em linha com Dublin). Têm um futebol irlandes (rugby jogado com bola de futebol).

O jogo mais tradicional e' o "hurling" praticado na antiguidade. Uma figura (mitologica?) e' o Cuchulain que era o Campeão desse desporto e que salvou um rei de serassassinado. Cuchulain é também o nome do assassino do Papa no romance "Confessional" do Jack Higgins.

Fomos na RyanAir, B737. Checkin feito numa folha de papel, sem lugares marcados, sem comida a bordo (á borla, ie), bagagens sacadas á mao, mangas nao usadas embora disponiveis, aviao a serreabastecido com o pessoal a bordo.Nao houve controlo passaportes a chegada a Dublin!!Nem a saida!!! E em Stansted, como vinhamos da Irlanda também não houve controlo senão mostar o couto do cartão de embarqueNo autocarro para o aeroporto apanhamos um pica que vinha com um bafo a whisky que se cheirava a metros!!

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular