2º Exocet atingiu o HMS Invencible?

Palco: guerra da Malvinas, 1982.
Background: O general argentino e pres. Rep Galtieri decidiu num golpe napoleónico reivindicar pra si umas ilhas a 600km da costa argentina sob possessão inglesa (Falklands). 3000 soldados do pais da Pampas dominaram 24 soldados ingleses, sem baixas mesmo após imenso tiroteio. Margaret Thatcher, "dama de Ferro", não se deixou ficar por ai e ordenou uma das maiores operações militares da história para ir lá buscar posse de território nacional.

Segundo reza a história o destroyer HMS Southampton foi destruido na guerra das Malvinas por um incêndio deflagrado após o impacto de um missil ar-terra "fire and forget"de fabrico francês Exocet. Nesse momento os operadores de radar tinham desligado o radar de deteção de aviões para efectuarem uma comunicação internacional. Quando voltaram a ligá-lo o missil já estava a menos de um minuto do navio. A Inglaterra mandou afundar o barco noutro sitio a 2000 metros de profundidade porque tinha lá ogivas nucleares, coisa que negou durante anos.

Mas eram dois Dassault "Super Entendard" cada um apenas armado com um missil Exocet. Vinham da base a 600 km sempre a rasar a linha de agua sob a visão do radar da frota da marinha ancorada em lator mar. De vez em quando subiam para poder "espreitar" com o seu radar e adquirir um alvo. tiveram segundos para escolher alvos vitais e basicamente atiraram contra os barcos que lhes pareceram maiores no radar (porque contacto visual nem houve). O outro missil, segundo a lenda, atingiu o porta aviões HMS Invincible pondo-o inoperacional durante 2 dias. A Inglaterra nega categoricamente.

Mas a venda deste misseis subiu em flecha após a guerra. A Aerospatiale MDBA, fabricante, colocou no catálogo a designação "combat proven".

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular