Kamikazes Alemães

Conhecido da malta da aviação é por certo o "Vento Divino", missil tripulado japonês usado no desespero final da batalha do pacifico contra os navios americanos.

http://www.aikensairplanes.com/images/mar26.jpg

Esse aparelho era propulsionado por uma turbina Walter de tecnologia alemã. Chegava a atingir 1000km/h aquando do impacto, a uma velociadade que inpossibilitava o eficaz apontar das DCAs. Os americanos apeldidavam de "Baka", que queria dizer "tolo". Os alemães também usaram uma versão da V1 tripulada, o Fieseler Fi-103R " Reichenberg".

Este não era suicida, pois o objectivo era o pilto ejectar-se momentos antes do impacto, não estando a coberta da carlinga aparafusada como nos colegas japoneses. Não obstante, sair aquela velocidade quase a chegar ao solo, quando a entrada da turbina ficava mesmo atrás do cockpit devia ser fácil...

Há uns anos uns pilotos de T-38 (1º avião supersónico da FAP) canadianos deixaram gelo formar-se no pitot, perdendo por completo a noção de velocidade. Não sabendo a causa, optaram por ejectar-se após terem metido throttle ao máximo sem que se visse aumento de velocidade. Como o fizeram perto da velocidade do som, tiveram morte imediata pela desaceleração.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular