Ataque nipónico em continente US em plena II guerra


Parece que afinal o ataque a Perl Harbor teve 2 sequelas. Em Abril de 1942 os B-25 comandandos pelo Major Doolittle, descolados de um porta aviões, atacaram Tóquio. Em Setembro um subamarino I-25 do Império do Sol Nascente foi encarregado de uma missão de de retaliação. Um ataque continental aos US. Esse submarino possuia um hangarzito onde estava alojado um "Glen" (Yokosuka E14Y1, pequeno hidroavião bombardeiro. Após emergir, o avião era montado pelo piloto e assim aumentando a capacidade de deteção e bombardeio do submarino.

O objectivo era atacar uma das grandes florestas do Oregon, semeando o caos longe das bases alvos militares, podendo até prever-se a destruição de alguma pequenas cidades. Uma manobra que primava pelo seu caracter de diversão e pela simplicidade ao atacar um alvo desprotegido. O submarino percorre então 7000km até chegar a 75km da costa americana. O alvo era junto á costa, entre Portland e San Francisco.

Esperam uns dias devido a má meteorologia e quando as condições se tornam favoráveis, o major Nobuo Fujida monta o pequeno Glen e levanta voo como 2 bombas incendiárias de 80kg, já em Outubro. A uma velocidade máxima de 340 km/h lá chegam a ao monte alvo e em pouco tempo atiraram as duas bombas no meio do arvoredo. Okuda, navegador/mecânico/encaregado das bombas soltou-as a mando de Fujita. E voltaram para trás sem que tenham sido notados senão até ao momento das explosões.

É chamado um P-38 para interceptá-los. Este avião, bimotor e um dos aviões a hélice com melhores performances da história não teria problemas em abater o lento Glen. A sua velocidade máxima era o dobro da do bombardeiro japonês. Contudo o avião tinha entrado ao serviço no US Army Corps (percursor da USAF) havia pouco tempo e os pilotos ainda não estavam preparados pra usufruir das suas capacidades, como era o caso do tenente Fisher que pilotava este. Foi aos comandos de um P-38 que faleceu Antoine Saint-Exupery e também foi um P-38 que abateu o avião do almirante Yamamoto, lider o ataque a P. Harbor. Mesmo assim o Glen chegou incolume ao submarino.

Porquê? Porque o P-38 foi mandado seguir a direção da cidade de Bend, mas seguiu a de North Bend, tendo-se desviado de 250 km do alvo!!! Entretanto o Glen é desmontado, e recolhido, o submarino prepara-se para emergir. Contudo o Capitão lembra-se de afundar 2 navios mercantes nas redondezas. Eis que é dado um alerta e são enviados A-29 para atacaro submarino com granadas. Estas granadas são barris de um metro de altura que po pouco não afundam o submarino com o Fujida lá dentro.

Apesar disto a missão foi um fracasso total. Por um motivo simples. O mau tempo que atrasou a missão tinha ensopado o solo e...nem 1000 bombas incendiárias fariam pegar fogo a uma floresta alagada. Pouco mais ficou que uma cratera com 50m de diâmetro Um mês mais tarde voltaram a tentar e as bombas ao que parece nem explodiram sequer. A CIA abafou esse caso, recolhendo os pedaços de bombas com inscrições em Japonês.

Em 1962, vinte anos mais tarde, a câmara da localidade bombardeada convidou o Major Fujida para um encontro de paz. O homem desconfiado, meteu o sabre na mala não fosse o diabo tecê-las. O harakiri seria cumprido em vez de se deixar apanhar. Mas acabou por ser tão bem recebido que o sabre foi oferecido a câmara da pequena cidade e está em exposição no edificio da biblioteca municipal. foi com os americanos plantar uma árvore na zona da cratera que criou. Voltou anos mais tarde, e inagurou uma estrada com o seu nome.

Já nos anos 90, após a sua morte, a sua filha deslocou-se aos US e espalhou a suas cinzas na floresta.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular