Uso de mangas em Lisboa ineficiente?

Fico por vezes perplexo de ver como foram montadas/são usadas as mangas na Portela. Começando pela construção, são poucas e o avião maior que vejo lá é o A310, e nunca o vi senão na parte não-schenghen. O 757 também encosta, mas o 767 já não. A340, A330, 747, 777 e Tristar nem ver (Excepção feita á A07 onde já vi o A300 da LH) .O que exclui grande parte da frota de longo curso que povoa Lisboa. Portanto os aviões mais populosos e que teoricamente deviam beneficiar mais de embarque sem autocarros são exactamente aqueles não usufurem dessas facilidades. O A310 da TAP, tipicamente creio que leva 188 pax, portanto ainda menos que um A321, e muito menos que os 260+ dos A340 etc...
Chocante é ver o F100 da PGA a ocupar uma manga (sem querer estar a diminuir o facto de pagarem e terem o direito de usar) que leva menos de 90 pax e na volta um autocarro dava para o encher.
Por outro lado vejo de manhã as mangas schenghen ocupadas pelos night-stops KLM, AF, LH, Iberia e algumas vezes está lá até a Virgin Express (uma low-cost..). A Vueling (outra low-cost) e a Alitalia tb as vejo muito por lá.
Como é possível que sendo a TAP o cliente por excelência do aeroporto não as use para si, e as deixe para a concorrência? Será por essas pagarem alguma exorbitância? Muitas vezes vejo as mangas livres e os parking stands entre as pistas cheios.
Várias são as vezes que chego a LIS e T-O-D-A-S as mangas estão livres e mesmo assim toca a encostar no fim de mundo.

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