LIS-OPO, comboio ou avião?


A quem quizer fazer LIS-OPO, use o comboio. 46 euros no Alfa Pendular, em 3h. A classe mais barata é uma executiva de avião, ampla, bancos confortáveis, mesa ampla, audio e video (com fones borla para LEVAR). Fraco é a rede de tlm que desaparece muito frequentemente (idem para net 3G) mesmo fora de tuneis e em zonas urbanas. Pela velocidade não deve ser, de carro na A1 a 180km/h existe rede com fiabilidade bem razoável.

Mau também os troços de linha como Santarém e Espinho onde mesmo com redução de velocidade para cerca de 100km/h (atingem-se acima dos 200 em algumas partes, como ao chegar ao oriente), o comboio treme como um avião em turbulência.

A grande vantagem é acordar as 5 da matina e ás 6h05 estar a andar já de comboio sem mostrar BIs e passar em controlos de segurança, entrando pelo próprio pé.

Uma nota para a aerogare do Sá Carneiro. Que espetáculo. Muito agradável e moderna, com metal inox e vidro a dominar, espacços amplos e vistosos. Ao contrário da Portela parece algo feito de raiz, com 9 mangas, e não lembra a manta de retalhos que o nosso aeroporto da capital é.

Tem metro ao lado, linha vermelha directa ao Estádio do Dragão (sic), embora seja estranho ter de ir ao parque de estacionamento para o apanhar. O IC-24, autoestrada que liga a cidade ao aeroporto é nova e com condições, muito superior á antiga estrada nacional que até fazia uma pessoa pensar que se perdeu.

A RyanAir invadiu aquilo, até o balcão de autocarros Terravision está presente. Voos de carga são em grande escala, até um 747-400F costuma lá passar para levar roupa da Indesit (zara etc).


Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular