O Fim da Aerocondor na Madeira Get link Facebook X Pinterest Email Other Apps By Cleared For Take Off - December 24, 2006 Há pouco vejo o Aerocondor ao longe, mas começa a fazer volta mais larga que o Do228, depois vejo que tem cauda em T...humm..Shorts não é, aviocar muito menos, Binter naõ é hoje e o avião é branco.Foi o ATR42 da Aerocondor!!!Video:já tinha ouvido uns zunzuns que seria a SATA a tomar conta de todos os voos para as Ilhas em Portugal.Será o passo em frente?Numa altura de desalinhamento político entre a RAM e o resto do Páis, RAA inclusive, até parece um belo favor a SATA "desviar" um avião para cá.Da ATA sair até parece deprimente..Fico sem saber se a linha é mesmo deficitária, se foi apenas incompetência deles em relação a vendas de bilhetes, ou se houve mesmo inflexibilidade em termos de negociações com o gov regional para tentar arranjar solução para continuidade sustentável.Por outro lado fala-se também na vinda da Omni, o que me faz avolumar cepticismos em relação á rentabilidade.Ninguém luta por buracos financeiros, pois não?E o avião das moscas continuará a ser operado pela Aerocondor?ATPs não se fabricaram muitos (ai uns 30/40 creio), e a SATA irá trazer um dos seus a título definitivo ou mandar vir mais um?Creio que grande parte dos que existem (o único que não voa é o malogrado CS-TGM) estavam a ser convertidos para carga.Os meus agradecimentos á Aerocondor pois é minha convição que prestaram um serviço bom a nível de transporte por mais dos 10 anos em que cá andaram.Fica para a fotografia a homenagem ao cte Serra e a inauguração do aeroporto com os 2 Shorts 360 em formação. Uns videos para recordar as aeronaves utilizadas aqui:S360 a aterrar na 23, do miradouro de machicohttp://www.youtube.com/watch?v=f2ncudcXFUoE o efémero Do228http://www.youtube.com/watch?v=y3yepKGvZwA Get link Facebook X Pinterest Email Other Apps Comments
Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo By Cleared For Take Off - February 04, 2006 Quem não sabe quem é Jacques Cousteau ? A minha geração deliciava-se a ver os seus documentários magníficos sobre o mar, e as aventuras a bordo do Calypso. O Calypso era um draga-minas da Royal Navy convertido para investigação. Após ter-se afundado em Singapura, foi colocado em exposição em La Rochelle (porto atlântico francês onde decorre o bombardeamento final no filme Das Boot ). Mas nem só de navios vivia a expedição. Possuiam também um Consolidated PBY Catalina , avião anfíbio bimotor a hélice, muito popular durante a IIª Guerra. A firma Consolidated passou a Convair depois da WWII e é hoje parte da Lockheed. O Catalina de Jacques Cousteau veio para reparação ás nossas Oficinas Gerais de Material Aeronautico (OGMA), no ano de 1979. Uns dias depois, a 28 de Junho, a aeronave é entregue a Phillipe Cousteau (filho de Jacques) que leva os mecânicos para festejar á noite. No dia seguinte de manhã estava programado um pequeno voo com os responsáveis pelo trabalho, em agradecimento pel... Read more
Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos.. By Cleared For Take Off - November 18, 2005 O Sacadura Cabral era assim há 28 anos e um dia... Foto tirada em Heathrow Ás 21h35 do dia 19 Novembro de 1977, o voo TP425 tentava aterrar no Aeroporto de Santa Catarina na Ilha da Madeira. A tripulação, cansada do 5º voo desse dia, tentava uma terceira aterragem na pista 24 num dia de temporal, com muita chuva e consequente fraca visibilidade. O comandante João Costa sabia que caso não conseguissem aterrar, teriam de divergir para o Porto Santo onde não haveria de modo algum alojamento para os 156 passageiros e 8 tripulantes que vinham de Bruxelas via Lisboa. Consequentemente seria necessário divergir para a Gran Canária a 400km de distância. A aeronave era um B.727-282ADV , versão 200 com capacidade para 189 passageiros e fabricada para a TAP (dai o código 82) e entregue 2 anos antes. Era um tri-reactor (com motores Pratt&Whitney JT8D ), número 1096 da linha de produção. Ostentava o nome do pioneiro da aviação portuguesa, Sacadura Cabral , curiosamente faleci... Read more
Origens d'"O Avião" da 2ª Circular By Cleared For Take Off - August 11, 2005 Origens d'" O Avião " da 2ª Circular É um Convair 880 , tá no lado de baixo da 2ª Circular junto á Portela. Ostenta o letreiro SHOW GIRLS , e segundo uma reportagem d' O Público é o clube de Strip mais xungoso de Lisboa. Foi da Delta . Alguem sabe como e quando lá foi parar ? Eis informações que recolhi em foruns : Pelo que eu sei o aviao chegou, descarregou, a tripulação desapareceu e depois o unico contacto que havia era de um apartado perdido algures nos EUA, que não tinha dono... Depois de uns tempos no Aeroporto foi vendido para pagar a dívida de estacionamento. O N8806E, foi da Delta, depois da Orion Jet Sales e da Aviation Corporation que o alugou à Concordian Corporation . Após descolagem com destino aos Açores, teve problemas com as comunicações e voltou para trás e cá ficou abandonado. Ouviu-se dizer que entre o que constava no manifesto de carga e o que realmente transportava, toda e qualquer semelhança era pura coincidência (talvez isso explique o des... Read more
Comments