Mais um épico LIS-FNC ontem na Portela

Vinha no TP1697 das 22h. O check-in lento e pachorrento com 4 balcões para 2 voos fez-me sair para a segurança ás 21h40. O raio-x muito lento, mais do que o costume, fez-me chegar á porta de embarque aos 20h55 (curiosamente não ouvi nenhuma chamada para o voo). Fui a correr, para a porta 13 e estranhamente estão dezenas de pessoas nos bancos adjacentes. Rumo á porta em qualquer caso, que tinha "Embarque" no placard. Ao chegar ao balcão vejo pessoas a subir pelas escadas (não tem manga na G13).

Fico estupefacto, só costumam desembarcar pelo piso de embarque pelas mangas. Imagina-se um atraso de 40 minutos em qualquer caso, sem aviso. Num ápice reparo melhor e vejo que vêm todos (carinha de madeirenses ainda por cima) com aqueles cartões de pax em trânsito. Pergunto á técnica de tráfego da GForce se estão ou não a embarcar e ela, um pouco embaraçada, retorque que temos um atraso de 1h30 e que embarcaram um autocarro sem saber, porque ninguém os tinha avisado. 1h30?? O voo das 22h15 tinha um atraso desse calibre, certifiquei-me que estava no voo certo. Pela conversa tinham embarcado 47 pax no bus que depois regressaram, FURIOSOS!! O embarque recomeçou uma hora depois ás 23h, e mesmo assim só saimos de calços ás 22h50.

Nem com uma hora de espera se conseguiu embarcar a tempo, o último bus chegou já bem passado das 22h40. O cmdt disse-nos que foram tripulantes de cabine que vieram atrasados num voo de Londres. Fez-se luz!! Um amigo meu vinha num voo de Londres ao fim da tarde e mandou-me um SMS a perguntar se tinha direito a compensação por duas horas atraso. E a ele disseram-lhe que era um atraso devido a complicações em CDG. Raramente durmo em aeronaves, em voos de médio curso, acho electrificante tudo o que tenha a ver com aviação.

Mas desta vez, atirei-me para o assento, com o casaco e tudo e adormeci até tocar na pista em FNC. Ao desembarcar, vejo aterrar outro TAP, presumo que o outro atrasado.

Dos típicos atrasos de LIS-FNC o motivo mais comum começa a ser tripulações retidas, muitas vezes de cabine. Não haverá maneira de colmatar isto com stanbys? Fardas novas, pinturas novas nos aviões, sandes em caixitas coloridas, videos dos Simpsons e Pantera Cor de Rosa a bordo, são totalmente secundários em relação a estes atrasos que fazem do transporte aéreo de pax um massacre.

Voo regularmente há cerca de 26 anos e vejo aviões novos em relação aos barulhentos 727 e 707 em que fiz os meus primeiros voos. Salvo check-ins telefónicos de utilização muito específica, vejo os voos um monte de burocracia, papeladas para todo o lado, sacos para perfumes, BI mostrado em vários sítios, esperas e mais esperas.

O progresso existe mas o conforto do pax continua a ser secundário.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular