Aviação versus Condução

Os Países latinos são uma desgraça em condutores, uns deles por ignorância, outros por falta de civismo e demasiado sangue quente.
Há dias apanhei numa das novas rotundas, pronta e com todas a saídas operacionais, um velho a fazer marcha atrás a meio da rotunda seguindo um dos aneis. Que mente acéfala lhe ocorre que a preguiça de dar a volta á rotunda não compensa o possível batente por trás e prejuizo dos outros?
Já apanhei uma trolha de meia-idade parada á entrada de uma rotunda em campolide ao telefone. Na rotunda de Entre-campos já vi carros parados mesmo á saida da rotunda á descer a avenida de república, parados em 2º fila! Pessoal na Madeira a faz a rotunda em sentido contrário só para sair na saída da esquerda (não eram bifes). Mas o problema dos condutores soma-se ao caos da construção de estradas e ruas. Lisboa é do piorio. As sinalizações são pouco intuitivas e inexistentes por vezes.
Ao subir a Av da República, quem sai para o Campo Pequeno, apanha um semáforo no cruzamento com a João XXI. Mal abre o semáforo, vira-se e 4 metros á frente está um semáforo de peões VERDE!! VERDE!!! Assassinos!! E quantas vezes passadeiras com paragem de autocarro encostada (adeus 15 metros) ANTES!! Puro homicidio!!
Perda de tempo é também comum, Quem vem da Duque de Loulé para Fontes Pereira de Melo, vira á esquerda no fim da 1ª e tendo sorte nos semáforos vai dar a Fontes PMelo, mas...15 metros antes obrigatório á direita, contornar o prédio e dessa vez, sim pela FPM adentro. Quantos carros devem ir em frente? Quem fez isto é um IDIOTA!!! UM ANORMAL!!MAis acima estão umas obras..ou assim parece...há um ano que está a estrada tapada porque podem cair partes da cobertura exterior do (novo) Saldanha Residence (sic). Como estas há milhões...

Um erro filosófico das aulas de código é a falta de "rationale". As aulas são orientadas a passar os testes, mais nada. Civismo não é induzido nem se explicam ás pessoas porquê que não devem fazer assim ou assado ou o que pode acontecer. Montes de pessoas mudam de faixa na 2ª Circular sem olhar pelo espelho.
Há uma regra de trânsito muito seguida que é:
"Eu tenho prioridade, os outros VÃO parar".
Vão não, deviam. Até parece que os outros saõ todos civilizados, e muitos acidentes á confiança acontecem.

Na aviação evita-se o improviso, focando na segurança. Situações típicas de erro e as suas consequências são alvo de estduo antes de se pegar no avião. Um piloto sabe muito mais (e mesmo assim há muito que aprender) antes de tocar no avião que o condutor no carro. Regras do ar (equivalente ao código de estrada) são para cumprir e toda a gente sabe o que pode acontecer.

Comments

Quanto custa a licença de aviação? Quanto demora?
É impossível educar um condutor, como se educa um piloto.
Jingas said…
A do CFTO demora mais do que a do pessoal comum... :P
avião 8000 euros, 6 meses, caro por causa das 45h de voo.

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular