Portugal - orgulhoso

Fomos pra casa tristes, mas 28 equipas não conseguiram fazer melhor. Na FIFA devem existir perto de duas centenas de federações filiadas e só duas conseguiram passar-nos á frente. A derrota de hoje foi como a do Europeu de 96 frente á Republica Checa, em que ficamos com a impressão de ter perdido com uma equipa que não jogou melhor. Comemos um golo cedo, decorrente de um penalty concedido pelo Ricardo Carvalho que penso ter escorregado e dai ter derrubado o Henry.
Nunca imaginei que não marcássemos um golo em quase 70 minutos de jogo. Na primeira parte ainda dominámos, mas não houve maneira de meter um. Na segunda o cansaço imperou e muitos jogadore pareceram esgotados. A melhor ocasião foi a do Figo, um pouco acima da barra, de cabeça. Os franceses, uma coisa fizeram bem, tapar bem o centro do terreno frente á área, donde o Maniche e o Deeco costumam rematar. Dos cruzamentos já se sabe que o perigo foi nulo porque o Pauleta é menos um lá á frente. Do Postiga pouco esperava e acho que o Nuno Gomes teria sido a melhor solução, porque ao menos domina a bola e constroi jogo.
Estamos há cerca de 280 minutos sem marcar, porque depois do Maniche ter marcado á Holanda no minuto 20 e tal nos oitavos, foram os restantes 70m em seco, mais 120 contra a Inglaterra (e 60 a jogar contra 10) e 90 hoje. Sem contar com descontos. Marcámos 6 golos dos quais foram 2 de penalty. Ficam 4 parcos golos: um do Pauleta (aos 4m contra Angola), um do Deco, e dois do Maniche. Estes ultimos três foram todos de remates frontais á baliza, em bola corrida. E de pé porque de cabeça, zero. A Argentina meteu 6 á Sérvia-M. . Até a Espanha marcou vários á Ucrânia. A França meteu 3 de bola corrida á Espanha. Estivemos quae três jogos sem marcar e assim não se pode ganhar.
A nossa atitude, espírito de luta, meio campo, guarda-redes e defesa não podem suprir esta falha. Estivemos um jogo a perder, e não houve maneira de dar a volta ao marcador, nem mesmo sendo melhores que os outros ao pegar nas rédeas do jogo. O Pauleta foi zero. Assim foi no mundial de 2002 tirando o jogo em que fez o hat-trick, idem aspas no ultimo Euro. Além de nao marcar não cria jogo nenhum, não prende defesas e não domina bolas altas para tabelar.O Postiga é pobre também. O Nuno Gomes talvez pudesse ter feito melhor, acho que mercia ser opção para entrar antes de um Postiga. Nunca tivemos problemas em conseguir cruzamentos, em meter bolas largas e em conseguir cantos. Mas na área nunca ninguém conseguia tirar partido disso.

Foi bom enquanto durou e fica para a história esta brilhante prestação. Estou ansioso para daqui a dois meses, ver o sorteio do grupo de qualificação para o Euro 2006. Fora Figo, NValente, Costinha e Pauleta todos os jogadores têm 30 ou menos anos. E os mais importantes, menos de 28.

Portugal está de parabéns.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular