Questões sobre aviões

Questões:

P:É bem visivel a quantidade de borracha que as pistas de aterragens têm arrancada dos pneus aquando da aterragem, embatendo um avião a 140 nós com as rodas a 0.Porque não se induz ás rodas alguma rotação mesmo antes da aterragem?
R: Porque além da complexidade do mecanismo pouco compensar a redução do custo de desgaste de pneus, a rotação destas induziria um efeito giroscópico no avião que limitaria a sua manobrabilidade na
aproximação.

P:Existem máscaras de O2 nos lavabos? Quantas?
R:Sim. 2 porque pode estar um papá a mudar fralda ao filhote. Ou um casal Mile High Club.

P: Os aviões aterram sozinhos?
R: sim, mas em pistas preparadas com equipamentos próprios, aviões idem aspas, e com pilotos
treinados para tal. As companhias preferem que se aterre com controlo manual de modo a não viciar os pilotos a confiar apenas em instrumentos.

P:Os pilotos saiem do cockpit para ir ao WC?
R:sim. Menos na El Al onde os cockpits têm galley e wc dentro.

P:É verdade que o WC é despejado no ar?
R:Não na totalidade. A sanita é despejada em terra, mas a água do lavatório é despejada no ar em voo, por um dreno por baixo da fuselagem.Por vezes no chão logo que aterra.

P: os aviões são feitos de quê?
R: aluminio e ligas do semelhantes chamadas compósitos.

P: os aviões antes de serem pintados são metalizados?
R: de Cor verde e amarelada

P: os aviões têm travões?
R: sim, grande parte da força de travagem vem dos travões nas rodas.

P: As rodas dos aviões levam ar dentro?
R: sim.

P: os aviões têm ABS?
D: Sim, têm o anti-skid que permite também que as rodas não fiquem totalmente gastas no sition onde tocam no chão.

P: Os aviões usam gasolina?
D: não usam JET A-1, parecido com o querosene.

P: existem aviões com disposição assimétrica dos assentos na cabine. Por exo o ERJ145 senta 1-2 e o Md-80 2-3 em cada linha. Isso não causa desequilibrio de peso no avião, fazendo-o tender para bombordo?
R:Sendo o momento o "braço x força" e uma fuselagem com no máximo 3 metros de raio, o braço é pequeno e o momento desprezável. E pode-se sempre equilibrar ligeiramente o avião com balastro (no caso de alguns aviões com urânio empobrecido).Normalmente o "pobre do urânio" só é utilizado em compensações de superfícies de comando. No entanto é relativamente simples compensar a assimetria, através do deslocamento do neutro da válvula dos ailerons, criando um pequeno desiquilibrio.

P:Os aviões têm matricula?
R: sim, por baixo da asa esquerda e atrás na fuselagem.As portuguesas são do tipo CS-TOA (CS é o prefixo Português).

P: os aviões fecham-se a chave?
R: não quem chegar abre a porta pela exterior, sem recurso á chave.

Comments

Dinarte Jesus said…
Sim senhor, um bom FAQ para quem nada percebe de aviões. (como é o meu caso)
Anonymous said…
outra pergunta parva do genero:

A velocidade dos aviões é medida em relação a quê? solo, deslocação do ar? distancia x tempo?

Fortes
não é uma pergunta estupida.

Usam-se duas velocidades para 2 motivos distintos

Velocidade em relação ao ar (Indicated air Speed, existem correções que se podem fazer em função do tipo de avião, erros de densidade do ar, etc.
Serve para avaliação aerodiânimca, por exo velocidades de perda, de segurança em relação a danos estruturais, para saber quando se pode descolar etc. É calculada APENAS por difreença de pressão total (tubo de pitot, cano contra o vento) e uma toma de pressão atmosférica (um barometro no lado da fuselgame).

Velocidade em relação ao solo é usada para navegação apenas. Pode-se pegar ma IAS, corrigi-la com os ventos (por adição de vectores).

Ou usar GPS e DMEs.
Anonymous said…
P: As rodas dos aviões levam ar dentro?
R: sim.

Aviões com MTOM superior a 34 tons devem ter os seus pneus cheio com nitrogéino seco, ou outro gas inerte, não podendo a quantidade de O2 ser superior a 5%.
Obrigado!! Isso exclui Boeings e Airbuses todos.
Anonymous said…
É verdade que a resolução dos altímetros nos aviões comerciais é de 1 metro?
Ou seja, para altitude inferior a 1 metro do chão o piloto não sabe se está a 90cm ou a 10cm do chão.
Se isso é verdade, porque é que não representa um perigo ao aterrar?
clearedfortakeoff said…
Exceptuando o caso (caro) de autoland,as aterragens são visuais e tem de ser o piloto a olhar pra pista e ver se está perto ou não, com avisos sonoros até aos 50pés acima do solo.


Todos os aviões usam pelo menos um altimetro barométrico de ponteiro. É analogico como um relógio e tem um ponteiro das centenas de pés (e outro nos milhares e outro nas dezenas de milhares). Normalmente 50 pés seria a máxima resolução a ter em conta ao ver o ponteiro.

É necessário 2000 pés de MSA (Minimum safety altitude) a voar sobre montanhas, 1000' sobre zonas não montanhosas e 2000 sobre aglomerados populacionais.


OS aviões comerciais têm um radio altimetro, que manda feixe ao chão e recebe. Mas só é usado abaixo de 2500 pés AGL (above ground level).

É muito sensivel e serve principalmente para avisos de colisões com o terreno e para sistemas ILS poderem controlar o avião na aproximação até aterrar.

Neste caso o avião em automático (Airbus por exo) avisa de modo sonoro os pilotos de uma forma semelhante á seguinte "400..300.200..100..50..40 RETARD RETARD".

Quando o piloto ouve o RETARD está na hora de "arredondar" (fazer o avião tocar na pista).

Em caso de ILS Cat IIIc é suposto o avião aterrar sozinho sem qualquer tipo de visibilidade.
Anonymous said…
Existe alguma regra que define a forma como piscam as luzes exteriores dos aviões e/ou a cor das mesmas?
Anonymous said…
"verde á direita, vermelha á direita"???


Obrigado pelos sites.
Sou um interessado mas não percebo nada de aviões.
Gostei da tua ideia de elaborares este FAQ. Muito interessante para qualquer leigo.
Entretanto lembrei-me de mais umas perguntas, gostaria que respondesses por aqui para ficar disponivel a qualquer pessoa.
Aqui vão elas:


As rodas dos aviões têm tracção para estes se movimentarem no aeroporto?
Se sim, é tracção à frente ou atrás?

Porque é que utilizamos expressões maritimas (por ex: embarcar, navegar) referindo-nos a aviões?

Os pilotos fazem o teste do alcool antes de voarem?
Viva, verde á direita.

As resposta vão noutra FAQ. abr
georgio said…
Também eu gosto muito de aviação e se o meu amigo Zé Luis (não me engano?) não se importar, gostaria de no MSN poder "conversar" consigo sobre a "matéria".
Um abraço

Jorge
Anonymous said…
Também há disto por aqui?

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Abu Nidal em Portugal