Obrigado Reggie Miller

Reggie Miller


Jogou toda a carreira nos Indiana Pacers, o estado do Basquetebol, um total de 18 anos. O mundo do basket passou por ele e foi sempre um jogador de topo. Excêntrico, infantil por vezes, arrogante, trash-talker por excelência.

Em 1993 marcou a 1 segundo do fim um triplo que ponha os Pacers 2 pontos a frente dos Chicago Bulls. Virou-se para o banco dos Bulls e fez uma vénia. Ora bem, os Bulls (sem o MJ) repõem a bola para o Toni Kukoc que atira um triplo pela tabela...entra...Pacers já eram...:)
Quando marcava com falta, ficava no chão a espernear como uma criancinha.

Mas foi um grande jogador, pesava 81kg apesar dos 2.01m de altura, não era grande driblador, não era um grande passador, na defesa era fraco mas a lançar era simplesmente o melhor. Lider em triplos de carreira na NBA. Na linha de lance livre era letal. A sair de um bloqueio e a lançar não perdoava. Lançamentos com um defesa em cima caiam lá dentro no momento em que tinha um minimo de espaço concedido. tinha o lançamento apoiado num pé só na linha de fundo pela tabela após finta sobre o defesa.

Mas o que o fazia ser um grande jogador era não ter medo de apertar o gatilho nas alturas chave dos jogos.
Quando tinha ai 14 anos despertou-me o fanatismo pela NBA. Eu e um primo meu devorávamos tudo o que vinha do basquete US e passamos horas a jogar jogos de PC da NBA e de basket em geral. Gozávamos do Reggie Miller pelo ar escanzelado que punha nos afundanços. Nessa altura os Pacers eram um equipa medíocre.

Até que em 1993 veio o Larry Brown para o banco e nos anos seguintes os Pacers foram uma das equipas de topo na conferência Este, com várias idas á final de Conferência. Haywoode Workman, Mark Jackson, Dale e Antonio Davis, Rik Smits, Derrick McKey foram os membros mais eminentes dessa dinastia. A rivalidade com os Knicks foi imensa. Em 1993 os Knicks eleminaram os Pacers por 3-1 em jogos disputados. Em 1994 ganharam os Knicks 4-3 por um ponto com o Patrick Ewing a meter um falhanço do John Starks dentro com um afundanço nos ultimos segundos. No jogo 4, em pleno Madison Square Guarden o sempre presente Spike Lee envolveu-se numa batalha verbal de trash-talk com o Reggie Miller e este...marcou 25 pontos no ultimo periodo, com 5 triplos (um deles um bom par de metros atrás da linha e com um defesa em cima). Os jornais de NY pedriam ao Spike para não ir mais aos jogos!! No ano seguinte no jogo 1, os Pacers perdiam por 5 a menos de meio minuto do fim, e o Reggie Miller deu a volta ao jogo com 2 triplos.

No ultimo jogo, com os Pacers a liderarem o marcador por um ponto, o Patrick Ewing falhou uma bandeja no ultimo segundo. O Dale Davis apanhou o ressalto e o Reggie Miller quase chorou de alegria.

Nos anos seguintes chegaram a ir a final NBA as ordens do Larry Bird. Três anos de limbo desportivo sucederam-se, enquanto os Pacers foram treinados pelo Isiah Thomas, tão mau treinador como bom jogador. Quando chegou o Rick Carlisle, lesões, a suspensão do Ron Artest impediram mais grandes sucessos. O Reggie no fim, soube dar o lugar a outros e a assumir as lides ofensivas quando era necessário. Poderia ter jogado mais um ano ou dois, estava em perfeita forma fisica e o tiro mortal nunca se ressentiu.

O seu ultimo jogo foi em 2005, 18 anos depois de ter jogado pela primeira vez na NBA, contra os Detroit Pistons. Os jogadores dos Pistons em vez de festejarem a ida a final de conferência foram cumprimentar o Reggie Miller. Os companheiros de equipa tudo fizeram para adiar a retirada do colega.




No inicio derradeira época tinha já afirmado a intenção de deixar o basket. Na ultima ida ao MSG foi alvo de uma grande ovação por parte dos adeptos que lhe agradeceram os jogos emotivos dos anos 90 nos playoffs contra os Knicks. O Spike Lee também esteve lá na homenagem.



No total, 57 pontos record de carreira num jogo, 1389 jogos de Liga Regular, 144 de playoff, 5 presenças All Star, mais de 52000 minutos em campo, mais de 28000 pontos marcados, 2800 triplos marcados, 7000 lances livres dentro, uma medalha de ouro Olimpica, 14º marcador da história da NBA



Perfil do jogador na NBA:
http://www.nba.com/playerfile/reggie_miller/

Da minha parte, obrigado Reggie, por jogadores assim é que eu me interesso pelo desporto.




Comments

DT said…
Um post que me fez recordar os velhos tempo que devorava a NBA.
Larry Bird e Isiah Thomas a treinar os Pacers? No meu tempo ainda eram jogadores!!!

Abraço

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular