Mortalidade infantil da Nike - Jordan Bebé

Em 1992 foi no draft da NBA o ano dos bebés. Walt Williams, 2,03m, grande drible e visão de jogo; Harold Miner de 1.95 e uma capacidade atlética monumental, e Clarence Weatherspoon, 1.95 de força interior.

O primeiro era o Wizard, o mago da bola comparado ao Magic. Jogou vários anos na NBA com muitos altos e baixos e acabou a carreira como lançador de três pontos unidimensional. Muito longe do Magic que jogava e fazia jogar em várias posições 5 vezes campeão NBA. ZERO presenças all-star.

O Clarence Weatherspoon, baby Barkley foi um sólido jogador que ainda está em activo mas pouco mais que músculo e pequeno demais para a sua posição. A anos luz do Charles Barkley que foi MVP nesse ano e acabou a carreira com médias de mais de 20 pontos e 10 ressaltos. ZERO presenças all-star.

Miner ganhou o concurso de afundanços de 1993 e vinha rotulado de Baby Jordan. Era um jogador atleticamente do melhor, tendo repetido a vitória no concurso de 1995. Jogou as três primeiras épocas em Miami aparecendo muito nas 10 jogadas da semanas mas sem progressão nenhuma. Não defendia um minimo nem tinha lançamento para além dos 5 metros, impensável para um segundo base.
Depois foi para Cleveland, equipa defensiva por excelência onde ficou no fundo do banco. A partir dai, como 25 anos, nunca mais se viu na NBA.
A supresa é que nunca mais se viu em lado nenhum nem na liga irlandesa sequer. Qualquer jogador com a qualidade que ele demonstrou vingaria na Europa, ou pelo menos tentaria. Nessa época vieram para a Europa estrelas decadentes da NBA como o Tom Chambers e o Xavier McDaniel com 34 anos ganhar fortunas. Outros como o Eddie Johnson, o Dominique Wilkins e o Orlando Woolridge foram um sucesso embora erodidos para a NBA.
Sabendo que não teve nenhuma lesão permanece incrivel como um jogador mediano na NBA aos 25 anos pendura as botas.

Há poucos dias obtive a explicação. A Nike tinha assinado um contrato gordo com ele na primeira época com uma clausula de rescisão caso ele jogasse fora da NBA. Parece que ele preferiu ou ganhar mais seja de que maneira for ou simplesmente ganhar sem jogar.
E esta hem?

Comments

Jingas said…
... o preço duma má escolha... ou talvez não...

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular