Mais um Aeroporto em Lisboa?

Que acrescentar ao que se tem escrito? Sou a favor de um segundo aeroporto, sem dúvia. A Portela fica empatada nas horas de ponta, como entre as 08h00 e as 10h30m embora o resto do dia seja pacifico. No entanto tem duas pistas, a 03/21 e a 17/35 mas não são paralelas o que implica apenas uma em uso a cada instante. A 17/35 não tem sistema ILS e é mais curta que a 03/21. Aumentar ou construir pistas novas na Portela está fora que questão dadas as vias de comunicação (tunel do Grilo, 2ª circular) e a habitação envolvente.

Londres tem cinco aeroportos, Heathrow, Gatwick, City, Luton e Stansted. Manston é alternativa para carga e Bristol não é impossivel para passageiros a morar na parte Oeste da cidade londrina. Paris tem dois, Madrid tem um mas foi "esticado" e Barajas é um mundo. Idem para Frankfurt.

Lisboa não é uma capital europeia assim tão pequena. A grande Lisboa tem 3 milhões de habitantes, numero cerca de metade das grandes capitais e muito superior a cidades como Dublin. A diferença é não ser um hub de nenhuma das grandes airlines europeias. Air France em CDGaulle, Lufthansa em FRA e British Airways em LHR. São companhias que voam para o mundo inteiro com frotas de 300 aviões. A TAP não tem uma realidade assim nem as grandes airlines do resto do mundo voam directamente para cá. Mas a Portela não responde aos requisitos de um verdadeir aeroporto internacional, A South African Airlines voava para Lisboa com B.747 e deixou de o fazer por não haver condições, ie mangas em vez de bus, o que atrasava os tempos de rotação. Uma remodelação do terminal o envio de low-cost, carga e charters para o novo aeroporto seria uma lufada de ar fresco.

Que alternativas?
OTA? Dizem ser a pior alternativa do ponto de vista aeronautico. Já lá estive uma vez e é longe qb de Lisboa. O que existe lá da base militar é tudo para demolir.
Rio Frio? dizem ser a melhor solução em termos de construção e fica mais perto e Lisboa. Mas novamente construir do zero.
Alverca? Interessante mas impossivel de conciliar o tráfego aéreo com LIS.
Montijo? Base militar da FAP onde estam estacionados os C130 e EH101. Mas esperem lá...Vamos ver estatisticas de tráfego...20 movimentos por dia,ie, 20 aterragens e descolagens. Seria possivel partilhar a infraestrutura entre militares e civis? Tem duas pistas de boa dimensão. Acesso bom, já existe a Ponte Vasco da Gama. Talvez não saisse muito caro melhorar o aeroporto e construir um terminal de passageiros.

Comments

Anonymous said…
Papaya Nº1 -> O Aviocar está estacionado em Sintra.

Papaya Nº2 -> O número de movimentos (T&G, aterragens, descolangens e sobrevôos) no Verão (época relativamente calma) chega facilmente ao triplo do referido.
Obg pela dos Aviocar.

A Portela tem cerca de 300 movimentos por dia em média, muito mais que o triplo daquilo que disse (dado que veio de um ATC Mil).

E o problema da Portela são as horas de ponta, uma alternativa seria interessante.

Se pudesse assinar os seus comments, agradecia, visto ser uma pessoa que posta coisas interessantes.

Obrigado

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular