Aviões melhores ou aeroportos melhores

Desde que o Aerospatiale/BAe Concorcorde encostou á box que voltamos á era subsónica da aviação comercial. Construir um avião supersónico com o aumento radical que o barril do petróleo tem vindo a ter é pecado. Talvez um biz jet mas um avião de grande porte está longe de atingir o mercado nos próximos 20 anos.

Mas muito do tempo perdido é nos terminais aeroportuários. Vejam o que se passou num voo LIS-FNC há dias, situação normal no entanto em quase todos os aeroportos. Chego ao terminal, fila para o check-in, onde é preciso ID. Fila pequena para o balcão de jornais da TAP. Passo a segurança para a zona de embarque (raramente tem fila, mas é preciso andar com o cartão embarque á mostra). Vou para o raio-x. Fila grande e após despejar os bolsos e colocar tudo na caixita no tapete, um regresso atrás após um bip. Vá lá que não tive de tirar sapatos nem cinto mas andei a fazer ginástica enquanto a menina da Prosegur passva o detector portatil, com algumas poses curiosas. Depois fila para o check-in, sempre condicionado á disponibilidade dos buses para o avião. Mais uma vez abrir a carteira e sacar do BI.Ao chegar ao bus estava cheio quanto baste. Uma viagem grande até ao avião e mais uma fila
para subir pela escada. É muito mais stressante conseguir entrar no avião do
que voar, quando me sento na minha cadeirinha e abro o jornal é um
alivio incomensurável.

Num voo intercontinetal para os US é preciso somar a fila dos SEF, que pode ser um massacre especialmente quando há voos para as Áfricas e a 2ª revista de bagagem de mão quando os paxs já estão na sala de embarque. Além disso os A340 não atracam na manga e chega a haver filas de autocarros para embarque junto ao avião.

Serão apenas o terrorismo e a imigração ilegal os responsáveis por tanta burocracia? Penso que não basta apenas desenvolver aviões mais rápidos, aliás coisa que nem está a ser feita já que os A380, B.787 e A350 não cruzarão os céus a maior velocidade que os jactos actuais.

Comments

Jingas said…
Pois...de que servem aviões mais rápido se "atolas" no aeroporto à partida e à chegada...
Não conheço outros aeroportos, mas julgo que se isto acontecesse em aeroportos de maior movimento, as pessoas perdiam a vontade de voar...

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular