Sobibor - Parte I

Sobibor foi um campo de extermínio judeu, parte da operação Reinhard na WWII. Em 1941, em Wansee, decidiu-se avançar com a Solução Final para o problema judeu, a aniquilação total. Até ao momento havia repressão semelhante a todos as outras da História, culminado com colocar os judeus em desumanos ghettos, causando miséria e morte lenta.

De notar que o cnhecimento da verdadeira extensão do Holocausto é mérito dos Russos, muito interessados em culpar a Alemanha e esconder os seus esqueletos (Katyn, Gulag).

Os Aliados do Ocidente, além de incorporarem muitos SS nos seus serviços secretos como a OSS (actual CIA) não queriam admitir o seu desinteresse em parar aquilo, nem a imensa colaboração dos seus cidadãos, além de quererem manter uma Alemanha Oeste do seu lado. Escolheram-se ums bodes expiatórios (mas totalmente culpados) em Nuremberga e já está.

Em 1941 começou-se por exterminar os judeus nas zonas ocupadas após a invasão da União Soviética, e cerca de 1.5 milhões foram exterminados a tiro e em Camiões de Gás nos estados do Báltico e na Ucrânia (ravina de Babi Yar nos arredores de Kiev). Eram os Einsatzrgupen, e depressa a desmotivação dos solados a matar bebés a tiro, além das evidentes provas deixadas atrás, lentidão, excesso de visibilidade do processo e MAU APROVEITAMENTO ECONÓMICO dos judeus (arrancar dentes do ouro, por exo) mostrou que havia que "optimizar" o processo.

Depois avançou-se com a operação Reinhard (alegamente nomeada pelo mártir da Gestado Reinhard Heydrich vítima de Ristência Checa), para "limpar" a zona do Governo Geral (a Polónia foi abolida com estado pelos nazis).

Construiram-se vários campos de exterminio, Chelmno (zona de Lodz), Treblinka (Cracóvia), Sobibor e Belzec (Lublin). Chelmno ficava inicialmente num castelo e usava camiões para criar CO canalizado para dentro das câmaras de gás.

Sobibor, Belzec e Treblinka ficavam no meio do nada, e hoje em dia, tal como no fim da guerra apenas há árvores.

Restam testemunhos dos sobreviventes (poucos), materializados no excelente filme "Escape from Sobibor".

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular