Shoah


Shoah
é o termo hebraico para o Holocausto. É também o nome de um grande documentário sobre o mesmo tempo, realizado pelo francês Claude Lanzmann. Ao longo de 9h de filme , uma sequência de entrevistas com sobreviventes, nazis, cidadãos polacos e outros intervenientes.


O filme é maçador pelo tom moncórdico, entrevistas em polaco que se espera pela intervenção do intéprete, falta de diagramas ou contexto histório, muitas imagens paradas e pela sequência não cronológica dos temas.

Mas vale pelos testemunhos. Franz Suchomel, alemão das SS em Treblinka, responsável pelo "Canada" (armazém onde se catalogava os objectos pilhados) a explicar com orgulho e frieza o funcionamento do campo, sem saber que estava a ser identificado. Perante o choque do realizador durante um relato, Suchomel diz "Querias História, tens História!". Acaba por recitar o Hino de Treblinka.

Filip Müller, judeu checo de Birkenau, raro sobrevivente dos Sonderkomandos, conta como foi quando o contigente checo foi exterminado ao fim de 6 meses, muitos seus conhecidos. Tem um livro muito bom que vale a pena ler.

Abraham Bomba, cabeleireiro em Treblinka, cortava o cabelo ás mulheres antes do caminho para o Céu. É recolhido um grande testemunho num salão em Tel Aviv.

Ruldof Vrba, eslovaco, um dos maiores herois do Holocausto que logrou evadir-se com mais um colega de Auschwitz e divulgou em larga escala o primeiro relato credível do extermínio da Solução Final. É pouco conhecido, apesar de ter um livro, por ter demonstrado o quão corruptos eram alguns judeus Húngaros aristocratas a negociar a sua salvação deixando centenas de milhar morrer sem saber do perigo que corriam. Já nos anos 50, um membro do governo israelita, Kastner, caiu em desgraça devido ao escândalo de ter abafado o relatório de Vrba.

Muito interessante, e polémico, os camponeses polacos entrevistados em Oswiençim, Treblinka e outras cidades onde o holocausto teve mais expressão. Mostra que muitos ate ficaram contentes com a morte dos judeus, especialmente mulheres que não gostavam das judias ricas e bem vestidas por quem os seus homens se embeiçavam.

Na capa do DVD está o maquinista do comboio que passava em Treblinka, é filmada uma viagem com o apitar á beira da placa que marca o sítio.

Em Lisboa tivemos um pequeno Holocausto em plena Inquisição.
Um grande massacre teve lugar a 19-4-1506 a pé da Ginjinha em Lisboa, e eis uma placa comemorativa. Durou 2 dias onde se assasinaram 4000 judeus.


Hitler nasceu a 20-4.





Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular