À hora errada no aeroporto errado de Paris. Quase...

Recentemente fui a Paris (aeroporto Charles de Gaulle no Norte da cidade) CDG na TAP, com regresso no dia a seguir á tarde. Na ida apanhei como F/O um colega meu de trabalho que tinha acabado de ser contratado para a TAP. Foi no A319 CS-TTB e o rapaz esteve muito bem, acabando o voo com uma aterragem ILS na 26L de CDG. Tentei tirar uma foto do avião á saida, mas veio um magrebino a proibir-me. Lá tire uma manhosa á socapa. Porra, 500 euros por uma viagem e nem uma foto se pode tirar? Era o que faltava.

No dia a seguinte safei-me da reunião ás 16h30. Fui para o centro de Paris com um colega de outra empresa do grupo, que voltava para Madrid via o aeroporto de ORY, que fica a Sul, portanto oposto a CDG. O meu voo saia mais tarde, pelas 21h, e de CDG de modo que nos separamos ao fim de umas estações de metro e decidi dar uma volta pela zona da Bastilha. 

Para ter a certeza fui ver no papel da viagem a que horas exactas saia o avião. Olhando para o papel engulo em seco. O voo ***chegava*** a Lisboa ás 21h, saindo de Paris ás 19h30. Eram 17h30 dava mesmo á justa para ainda ir a CDG apanhar esse voo. Bastava recuar uma estação de metro e apanhava a linha B do RER (comboio interurbano) e OK. 

Qualquer coisa ficou-me no canto do olho...hum...Espera lá...O avião saia de ORLY e não de CDG!!! E como raio vou lá ter??? Em quase pânico resolvo apanhar o metro para uma estação mais "central". Lá chegando vejo que a linha B do RER vai para ORY no sentido contrário a CDG. OK, toca a comprar bilhete. Não encontro máquina nem guichet em lado nenhum. Não interessa, toca a apanhar o RER e depois logo se vê. 

O comboio vai andando e vou vendo se as estações, que já são na rua, têm torniquetes. Parece que não, perfeito. Quando saio na estação que dá acesso ao aeroporto deparo-me com uma linha de controle de acessos. Vejo que muita gente tenta passar com o bilhete do metro (não é nada óbvia a mudança do metro para o RER, pro vezes parece tudo a mesma coisa). Não ia dar para saltar por causa dos seguranças. Optando por esconder o facto de falar francês dirijo-me a um dos seguranças em inglês e passo a tanga da confusão com o metro, ele responde-me que compre um bilhete num guichet do lado interior da linha. Lá vou, pago 7,4€ e ainda reclamo daquilo ser uma confusão, ao que me respondem ser bastante frequente. 

Faço o check-in a tempo e horas, dou uma volta e depois procura a zona de embarque 10. Por mais que olhe não a encontro...O único acesso era uma passagem estreita no meio de balcões de check-in.

Para ver aviões é muito mau, quase tudo AF e de médio curso:(

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular