LIS...casa..LIS-FNC Tormenta na madeira

Das raras vezes que levava mala de porão esta foi a que mais me penalizou

O embarque do TP1693 previsto a sair ás 22h atrasou logo.

Ás 22h não tinha começado o embarque, apareceu no placard "New Gate". Triste, já que a porta (7) não mudou e o atraso não viria certamente daí.

Sabendo-se já de antemão que na Madeira o tempo estava mesmo bera, não se estranhou os atraso para as 22h30 (anunciado ás 22h27, ou seja três minutos antes de passar a haver novo atraso!!) e os sucessivos anúncios de informações posteriores. Claro que estes nem foram cumpridos, chegando a haver informação prestadas á meia noite, quando anunciadas ás 23h. Vimos um voo da PGA descolar para a Madeira, o que me fez duvidar da prdudência de gestão operacional (não de segurança) da mesma companhia. Sabendo-se que a diversão para PXO era provável, penso que a TAP fez bem em não voar sem ter a certeza de que iriamos aterrar ali. Mais tarde se comprovou esta decisão ter sido acertada.

Ai pelas 2h da manhã (já dormia quase toda a gente) aparecem umas TTs na porta, mas embarque não avançou.


As 03h43 anunciam finalmente o cancelar do voo e que toda a gente devia ir buscar a bagagem aos tapetes. Isto marcou o desistir de usar aquela aeronave para voar para FNC, provavelmente associada a não se prever qualquer melhoria em breve do tempo e de a tripulação estar a queimar. O A320 CS-TNE esteve o tempo todo encostado á manga com luzes de cabine acesas.Achei sensato, pena não ter podido ir antes por causa da mala.

Perguntei eu por voos especiais e nada souberam acrescentar, apenas que talvez houvesse de facto, recomendando-se aparecermos no aeroporto de manhã. Desconheço se se pagou hotel ou não a alguém, mas creio que apenas os pax em ligação teriam direito pela lei do transporte.

Ás 04h20 tinha recolhido a minha mala e estava em casa 15 minutos depois.

Defendo a posição da TAP em não arriscar em fazer voos em situações de perigo e que pudessem gerar maior afogo de fluxo de pax. Nem me chateei com a coisa, aliás que nem razão tinha para tal, e porque contra o mau tempo não há nada a fazer.

Aponto porém as mesmas falhas de sempre nos momentos de crise, em Lisboa:
- as informações prestadas por altifalante foram escassas e fora de horas
- não aparecer um funcionário para falar com os pax (entre as 23h e 02h não vi lá vivalma)
- colocar informações ridículas nos placards

Acreditamos que os profissionais da TAP/GF tudo estavam a fazer para solucionar o problemas, mas pergunto porque se cometem sempre os mesmos erros com os pax: deixar para um canto sem informação?


Acordado ás 8h30 soube que o aeroporto continuava fechado e quem os aviões divergidos para Porto Santo tinham regressado a Lisboa com os passageiros.

Soube por vias travessas que ia haver um voo especial o TP3683 a sair ás 15h10. Levou a aparecer no placard e sem número de balcão de check-in. Soube que ia ser checkado nos balcões 60-61 onde estavam os outros voos para a Madeira. Lá fui. Aquilo estava a andar muito lentamente mas abriu um terceiro balcão. Ao chegar á minha vez, entrego o bilhete, o rapaz examina-o e diz que ali não pode ser.

Pergunto porque não me faz o check-in na mesma, já que não estava mais gente. Diz que o sistema é diferente e não sabe mexer... Jesus....No balcão ao lado atendem-me em dois minutos e dizem que o voo... já fechou. Que devia estar ali uma hora antes (estava sim) e que já não vai dar.

Bastou dar uns berros com algumas palavras menos bonitas e lá o TT telefonou para algum sitio e pude ser checkado. Incrível como a
um pax é sempre tudo impossível em Lisboa!! Mas há sempre excepções se se berrar...Enoja-me até á raiz este tipo de atitudes, burocratizar em vez de dinamizar-se a resolver os problemas. O pax educado é sempre prejudicado em relação ao barulhento e rude.


Saída ás 15h10? Esperei na sala da 16A pelo embarque durante quase uma hora, embarque esse que começou ai pelas 15h30 e no quadro apareceu logo "Final Call"...Pelo meio nenhuma chamada, nem aviso de atraso, nem funcionários de acolhimento a dar algum tipo de explicação. A manga não foi usada e tivemos de ir de bus.

Alinhamos da pista depois de um B.737 da KLM e descolamos de 03 ás 16h, com quase uma hora de atraso.

No avião, A320 CS-TQD ex-Air luxor estariam apenas umas 15 pessoas. A bordo não houve refeições, apenas bebidas. Para estupefacção nossa, houve vendas a bordo!!
Que falta de chá. ainda houve um pax que comprou alguma coisa...Pelas 17h30 aterrávamos em FNC com um forte impacto no touchdown.

A mala essa...nem ver...........Mesmo com o atraso nem foram capazes de acertar com as malas de 15 pax...

No lost&found pedem-me a etiqueta de bagagem e o couto do cartão de embarque. Dizem-me que o número do bilhete não aparece e que precisam do recibo.

Então e a etiqueta de bagagem serve para quê?

Descubro mais um buraco chocante nos sistemas de informação que apoiam o transporte aéreo. Os bilhetes não são contabilizados no check-in como associados a uma reserva e partida!!! Esta "complexa" operação informática não chegou nem mesmo no Séc XXI á aviação. Nem com os e-tkts nem com os de papel. Estes nem com a banda magnética existente são lidos no check-in (apesar de o serem no embarque!!!!), como se nota que o TT tem de teclar o nome do pax á mão no terminal. Giro é que nos terminais de self-check-in as máquinas já os lêem automaticamente!!!

Ás 21h de hoje nem tinham sequer localizado a minha mala. Que caos deve ir naquela Portela.

Quanto ao TAP 3683, cria-se um voo especial e:
- não aparece no quadro de partidas senão uma hora antes
- não aparece o balcão de check-in
- no balcão de check-in não é identificado o voo
- não chamam para o voo no meio dos paxs
- não flexibilizam para aproveitar o voo ao máximo
- o voo sai com uma hora de atraso
- não há refeições mas vendas sim.
- a mala não chega (e não só a minha)
- horas depois nem localizada foi...

Do mau tempo ninguém pode nada apontar e é só de louvar as companhias terem sangue frio e não tomarem acções precipitadas. É pena é esquecerem-se que os pax não são animais deixados num curral e que criam-se voos especiais e que depois são mal geridos.

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