Novas medidas de segurança na Madeira...um caos...

Hoje foi o primeiro dia na nova euro-politica de segurança de bagagem na cabine.
Vim no TP1604 FNC-LIS ás 07h30. No check-in umas senhoras de azul a distribuir panfletos com as novas regras. Tudo OK até aí. Pergunto onde se podem arranjar os tais sacos de plástico e nem a vender havia (em Lisboa, são entregues até pelas airlines, ouvi dizer).

Passando para a zona de Raio-X começa o caos. A fila para o *único* posto de segurança fazia um "U" ao cimo das escadas com os dois voos LIS-FNC e LIS-OPO-AMS. Havia uma das senhoras de azul (ANAM?) a lembrar dos novos procedimentos mas pessoal para ajudar a apressar o processo nem ver. Depois lá decidem dar prioridade aos pax para OPO. Boa iniciativa, mas de pouca eficiência, já que metade dos pax na fila eram para esse voo. Ficaram duas filas paralelas para o mesmo posto de segurança, e creio (aqui admito que posso ter visto mal) que continuaram a atender pessoas dos 2 voos.

Ou as pessoas perceberam e cumpriram bem as normas ou a PSP fechou os olhos, vi apenas 2 garrafas de água de 0,5l apreendidas.

Claro que isto se traduziu num atraso no voo, e (tem acontecido algumas vezes nos últimos dias), e o cmdt dirigiu-se aos pax com um tom de voz bem amargo a dizer q tinhamos perdido o slot para Lisboa e que iamos ficar 30 minutos dentro do avião á espera. E assim foi.

Numa altura em que entram novos procedimentos de segurança e que as pessoas não estão habituadas (nem pax nem staff) não seria boa política ter apostado nalguma redundância?

Comments

Jingas said…
Há pouco dava na rádio que as lojas de vinho Madeira e Licores já se queixam com a quebra... inclusive a loja do Porto do Funchal, que apesar dos passageiros viajarem de barco, têm ligações aéreas e não levam nada. No dia de ontem com 4 cruzeiros no Porto, registou-se uma quebra em mais de 50% ao habitual...

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular