Abdi Ipekçi

A Madeira foi a primeira região do país a ter TVCabo, em 1992. Levou anos para que saísse da zona do Funchal mas potenciou o mercados das parabólicas em toda a ilha.

Quando instalamos uma parabólica em casa, já no longuinquo ano de 1994, uma TEKA com receptor PACE, o primeiro programa que vi foi um jogo de basket Clear Cantú x Efes Pilsen, na SHOW TV.
A SHOW TV era um canal turco, muito avançado para os nossas standards e que passa muitos jogos de basket. Havia imensos números de linhas eróticas apregoados e soavam todos “dokuzu doku oni onitxé”. O Efes Pilsen é de Istanbul e na altura jogava lá o macedónio Petar Naumoski, o americano Larry Richard e o turco Ali Tamer Oyguç. O comentador era sempre o mesmo, um gajo muito nervoso que ficava histérico sempre que alguma equipa turca fazia alguma coisa interessante. Se o Larry Richard fazia uma afunbanço era logo (ehh léri-rixerd-né-smash ehhhhh). Os jogos em casa eram sempre no pavilhão Abdi Ipekçi de Istanbul, enorme, um boacdo escuro, sempre meio vazio e com bancos vermelhos. Era compratido pelas equipas de Istanbul, Ulker (acabaodo como a nossa PT há pouco), Efes, Fenerbahçe e creio que Galatasaray.

Ao fim de vários anos falei com um turco na net, o Arkut, a quem pergunteri quem ou o quê era o Abdi Ipekçi. Respondeu-me ter sido um jornalista defensor dos direitos humanos assassinado por esse motivo.

Fui ao wikipedia, e vejo que foi vitima de assassínio premeditado em 1978, por nada mais nem menos Mehmet Ali Ağca, autor de um atentado falhado contra o Papa João Paulo II. Actualmente cumpre pena vitalícia na Turquia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Abdi_Ipekci

Deixo aqui umas imagens de jogos disputados no Abdi Ipekçi:


Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular