Draft NBA 2009 - Começa a especulação

Já começam a aparecer nos media as listas de jogadores "drafteable" com as maiores especulações de quem será o novo Kobe e Lebron e onde vão parar por causa que este GM NBA disse aquilo etc...
Alguns apresentam-se como novos Lebrons, e outros como novo Travis Outlaw...Travis Outlaw??? Mas quem é que liga a um novo Travis Outlaw que marca 12 pontos e nunca foi all-star nem nada que se pareça.???
Ao menos antes a publicidade enganosa era mais ambiciosa. Lembro antes do Billy Owens e Sean Elliot, os "Magic dos anos 90". Randy White, o "Mailman II". Harold Miner, o "Baby Jordan", Clarence Weatherspoon, o "Baby Barkley".
Francamente, não se pode hoje em dia confiar em nada disto.

Nos tempos em que da NCAA saiam jogadores com 21 ou 22 anos, sabia-se que 50% deles iam cumprir como as expectativas. Dos outros alguns eram sobrevalorizados, e alguns metiam-se nas drogas e boa vida e não aproveitavam.

Os que vêm do high school são mesmo atirar os dados. Parecem muito bons porque marcam sempre 50 pontos com 10 afundanços. Parecem grandes defensores porque dão 10 desarmes por jogo. Claro está, num monte de putos baixotes lá da cidade.

Mesmo ir á NCAA um ano, é apenas para esperar pelos 19 anos. Sabem que é ir lá passar o tempo.

Lebron, Kobe, Durant são grandes talentos. Mas o Oden e o Kwame não têm um pingo de talento que seja. Eram dos que passavam o tempo todo a aproveitar o fisico e abusar dos mais novos, sem desenvolverem um movimento de poste ou lançamento em suspensão.

A maior parte destes putos cresceu a ver o AND1 e a treinar afundanços. Não têm qualquer experiência sequer em basket 5x5. Desde cedo que os olheiros meteram os olhos neles, e os apoiaram para entrar na NBA em marginal idade adulta.

A NBA é agora a NCAA, em termos de formação. Se um puto novo for para os Spurs ou Lakers não duvido que vá na sua terceira época ser um bom jogador. Mas pode ser penoso, vejam o Jermaine O´Neal que marcou 3 pontos por jogo durante as suas primeiras 4 épocas.

Se um jovem vai parar aos Clippers, Warrioris ou Kings, aqui está lixado. Na NBA não há treinos!!! Com 4 jogos por semana apenas aquecimentos e reuniões em sala para ver videos. A prétemporada é uma anedota.

Com este sistema, muitos jovens nunca chegam a atingir o potencial que têm. Com 19 anos um contrato de 4 anos de 10 milhões de dólares quem é que quer treinar? Honestamente eu com essa idade não sei o que faria sem com aconselhamento. Num dia és um puto que atira umas bolas, no outro és um NBA com dezenas de gajas boas a te querem comer onde quer que vais, podes comprar um Ferrari ou dois sem grande esforço.

Já nem ligo ao draft. Presto atenção aos jogadores que entraram para ver o qu estão a fazer e não ao nome prévio. Ao fim de um ano vê-se quem é que vai ser jogador ou não. Interessantes os jogadores que vêm da Europa (americanos até) com menos de 28 anos. Normalmente até se adaptam bem.

Estou convencido que a melhor escola de basket é a europeia, mesmo a nível de clubes. um jogador americano un-drafted que passe cá um par de anos volta á NBA e vence.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular