Anedota de Aviação e comentário

Um belo dia um BA, acabado de aterrar em FRA e em taxi-in, estava com alguma dificuldade em acertar com o caminho para a gate que lhe fora dada pelo ATC.

Repetição para aqui, pedido de esclarecimento para ali, às tantas o ATC alemão pergunta-lhe em nítido tom de gozo:

- Ach, Schpeedbird niner-zeven-zix, haff you never been in Frankfurt befoor? Is zis your first time?

Resposta, imperturbável, do piloto da BA:

- Goodness, no, my dear fellow! I was here twice in 1943 and six times in 1944. But, you see old chap, I just bombed the bloody place and packed off home.
I didn`t actually STOP, you know.

Foi um massacre obsceno contra civis, que aparentemente parece "limpo" porque sai de aviões, mas que cá em baixo tinha efeitos semelhantes ao do 911. Pessoas a morrerem soterradas, queimadas e mutiladas pelhos estilhaços. Além de ser uma cobardia total bombardear civis sem qualquer objectivo militar, é o mesmo que fuzilar as pessoas todas, mas como é do ar parece menos chocante.

Alguns bombardeiros Aliados eram de facto abatidos com Flak, caças bf109, FW190 e mais tarde os Me262, mas não passaram de outnumbered e depois mitigados com os Mustang escoltarem as formações. Não lhes mandavam bombas com fósforo?Algo que, num julgamento imparcial, podia ter tido peso em Nuremberga. As usual, o vencedor escreve a História.

Os alemães não tinham nada que abrir a boca obviamente, mas serem julgados (Keitel, Goering, Ribbentrop) por algo que os juizes fizeram não é algo muito limpo. Varsóvia, Coventry e muitos outros bombardeamentos iguais foram feitos antes até de 1944. Para não ir buscar os civis mortos por via terreste, milhões após um "passeio de comboio"..

Em relação a Frankfurt e aos danos causados, isso é bem óbvio se lá formos. No meio da cidade tem uma pracita "Romer Platz" com casinhas típicas (tipo uma Grand Place low cost) reconstruida depois da guerra a partir de fotos. Sai-se dai e é tudo novo, como a sede do Banco Central Europeu e Commerzbank, porque o centro da cidade foi arrasado (onde não havia bases militares nem indústria).


Frankfurt antes da Guerra


Frankfurt depois da Guerra


Frankfurt Hoje

Mais abaixo, Darmstad onde está uma grande fábrica da Merck, o centro meteorlógico ESA ESOC e algumas universidades também sofreu bastante.
Novamente sem objectivos directos militares.
Como se diz a guerra é apenas uma selvajaria, fica bem na foto quem ganha. Filmes como os do Clint Eastwood sobre a guerra no Pacífico (Flag of our fathers e Cartas de Iwo Jima) já mostram algo mais realista.









Recomendo um livro imparcial "Nuremberg" de David Irving.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular