Na TAP cumpre-se as regras de segurança..clap-clap


Hoje, 2006-05-05, viajei no TAP 743 BCN-LIS. O cmdte era o Jorge Couceiro e o voo foi feito no A319 CS-TTM. no IFE passaram um episódio dos Simpsons.
Compareci no Aeroporto de El Prat, 1h30m antes da hora de partida, marcada para as 13h40. Recebi o cartão de embarque que indicava a porta 40. Passei o raio-X rapidamente porque os espanhois eram tão preguiçosos que o bobi com o portatil passou sempre sem levantar questões.
Andando pelo terminal vejo o A319 da TAP a taxiar em frente ao terminal, tendo chegado as 12h50, portanto a tempo. Tirei inclusive, esta foto:

Faço umas compritas e dirijo-me para a porta de embarque que estava no cartão (40) mais de 30 minutos antes do embarque. Chegando lá não vejo o avião da TAP mas sim outro qualquer. Olho para o placard e tinha sido mudado para a porta 47 que era no mesmo sítio, mas no piso inferior. É uma porta de embarque de autocarro.

Pouco tempo depois aparece um responsável da companhia a avisar de qualquer coisa e desaparece toda a gente. Estava distraido e ler um livro e não me apercebi da conversa toda. Olhei para o placard e dizia "saida estimada 15h10". Estimado um atraso de 1h30 com o avião em terra??? Interpelei um pax espanhol que me referiu terem comunicado que o atraso se devia a um problema de chegada tardia.

Tendo em conta que tinha uma reunião em Lisboa com uma pessoa que vinha dos Açores fiquei possesso!!!! Como é possível atraso com o avião lá a horas? Só pode ser uma avaria dai o atraso ser estimado e não confirmado. Maldição, pensei eu, ainda vou ficar cá a tarde toda enquanto se espera por peças e "queima" a tripulação.

Incrivelmente o embarque começa a horas e saimos á hora estimada, não se vislumbrado qualquer tipo de intervenção técnica na altura do embarque. O cmdte não fez o habitual pedido de desculpas por "motivos operacionais", "motivos técnicos" ou "chegada tardia da aeronave".

Ainda intrigado, interpelei a chefe de cabine a bordo e quis saber o que se passou. Disse-me que a tripulação tinha feito night-stop em BCN mas que devido a avaria no dia anterior só tinha chegado ás 2 da manhã. O INAC obriga a 12 horas descanso logo o atraso deveu-se ao cumprimento das normas.

Mesmo quase apostando que a manhã foi passada a passear pelas Ramblas e não a repousar, vou dizer que fico contente de saber que as coisas são cumpridas na TAP. A Qualidade e Segurança são temas que ou se cumpre sempre ou não se cumpre nunca. Basta começar a descarrilar que depois é o caos.

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular