Aeroporto de Santa Catarina

Há uns tempos vinha de Paris CDG num A321 da Air France e antes de aterrarmos em Lisboa anunciou-se que iamos aterrar na "Portelá de Sacavénne". Achei interessante chamarem pelo nome em vez da cidade. Ocorre-me então de ir a aterrar em LPFU (hoje LPMA) num B737-200 da TAP e anunciar-se que iamos aterrar no aeroporto de Santa Catarina.

O aeroporto foi de inicio construido em Santa Catarina, sitio de Santa Cruz (hoje cidade). Depois das obras de alargamento da pista para 2400m, projecto do Eng. Edgar Cardoso concluido em 1986, essas menções foram-se rarificando usando-se o "aeroporto do Funchal". Ora em 1996 Santa Cruz passou a ser cidade e mesmo assim o a nomenclatura permaneceu errada. Além disso a pista 05 acaba em Machico, outra freguesia elevada a cidade em evento contemporâneo.

Só em 2000, com a inauguração da nova pista 05-23, prolongamento da 06-24, se mudou a designação para Aeroporto da Madeira e o códigos ICAO de LPFU para LPMA.

Pergunto porquê? Tinham medo que os passageiros não soubessem onde era Santa Catarina e fossem para as Canárias?

Ora alguem vai a agências de viagens comprar passagens para aerportos? Claro, mas só em sitios como Londres onde há Heathrow, Gatwick, Luton, London City, etc... E mesmo em portugal temos o Sá Caneiro, Lajes, João Paulo II. Será que não deveriam ser Porto, Terceira, e Ponta Delgada?
Enfim, um desabafo....

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular