Tour fotográfico a um Hawker Siddeley HS 121 Trident 3 - Parte 1

No Runway Visitor Park do Aeroporto de Manchester está um magnífico Hawker Siddeley HS 121 Trident, que pode ser visitado por todos.

O Trident foi o primeiro trireactor de passageiros da história e o primeiro avião comercial a fazer uma aterragem totalmente automática.

Por uma série de razões, mais políticas do que técnicas, passou ao lado do que poderia ter sido um sucesso estrondoso. Apenas 117 se fabricaram, sendo totalmente ultrapassado pelo 727.

Em exposição está o G-AWZK, Trident versão 3B que voou para a British European Airways Corporation (BEA), depois integrada na British Airways, em fusão com a BOAC.

Relativamente aos Trident 1 e 2, esta versão diferencia-se pelo aumento da fuselagem em mais 5 metros e capacidade para 180 passageiros, alguns em assentos virados para a traseira, raríssimo na aviação comercial.  O 3B é na realidade um quadrimotor, pois tem um pequeno Rolls-Royce RB.162 embutido na cauda, apenas com tubeira visível. Como os RR Spey não tinham mais margem de progressão, para poder assegurar a potência necessária sem mudar de motorização, adicionou-se esta 4ª fonte de propulsão.

Ficou para a história ao ser o avião que o líder comunista Chin,  Lin Biao, usou para a sua fuga, e no qual terá morrido após este se despenhar por - alegada - falta de combustível.

Fotografias do exterior:





Trem de nariz:


Trem principal direito:









A bossa atrás é o 4ª motor, RR RB-126




RR Spey:







Dreno:


Runway Visitor Park do Aeroporto de Manchester:
http://www.manchesterairport.co.uk/manweb.nsf/Content/concordeviewingpark

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular