Resumo de uma volta de pista

Para os experts de aviação, ignorar este post.

Para os que, como eu, desconheciam os procedimentos da aviação eis uma visão geral do que é dar uma volta.

Passamos ao momento depois de check-list todos e de estar á espera de ter autorização para entrar na pista e subsequente descolagem.

Eu: "Cascais, CS-DDJ holding point runway 35, ready for departure"
Torre: "DJ, behind traffic on final, line up and wait"

Espero que passe um avião que está a aterrar, e meto-me na pista travo.

Enquanto o controlador não me chama para autorizar a descolar, aproveito para ligar luz de aterragem (e descolagem), certificcar-me do ar frio no carburador e flaps a 10º.

Torre: "DJ cleared for take-off runway 35"

Pés nos pedais sem tocar nos travões, vou dando potência devagar e espero que o avião comece a andar enquanto o mantenho alinhado com o eixo da pista, e verifico se o velocímetro mexe (se não andar o ponteiro não vamos a lado nenhum).

Se tudo OK, puxo o manche aos 55 nós para levantar a roda do nariz. Aos 60 o trem principal sai do chão. Depois posso dar um pouco a mão (baixar nariz) só para ganhar mais velocidade e toca a subir a 65 nós.

Aos 600 pés de altitude luzes de aterragem off e flaps em cima, e nariz um nadita em cima para compensar o movimento de nose down dos flaps.

Aos 700 volto devagar a 90 graus pela esquerda (crosswind), na perpendicular da pista, sempre a subir para os 1000 pés.

Ganhando um pouco de distância á pista, viro á esquerda para fazer o vento de cauda (downwind), a paralela á pista. Entretanto chego aos 1000 pés, baixo o nariz e tiro um pouco de motor. Compenso o avião para o nariz ficar 1 palmo á baixo do horizonte. Contacto o ATC e peço um "tocar a andar":

"cascais, CDJ, left downwind for touch and go"
"DJ number 4, number 3 ahead, extend downwin I'll call you back".

Somos 4 no circuito, mandam-me continuar em frente até me chamarem.

Ao passar a pista preparo a aterragem. Luzes on, ar quente no carburador, reduzo 300 rotações, ponho uma atitude mais positiva, meto 10º flaps e compenso para manter os 1000 pés e 70KIAS.

Olho para as portangens da A5 de Carcavelos, volto pela esquerda reduzindo para 1500 rpm, de modo a chegar ao fim da base leg com 800pés e 70KIAS.

Volto para final, comunico "On final", meto flaps20. O controlador dá-me o vento e autoriza-me a aterrar.

Nariz apontado ao "piano" (riscas que parecem passadeira) quando tenho pista a ser comida pelo nariz reduzo o motor para idle (700 rotações) e deixo-o planar. Com vento da direita venho em crabbing (nariz para o lado do vento), em cima da pista meto asa direita em baixo e pé no pedal á esquerda, aguento o nariz no ar e vou puxando mais até á perda junto do chão.

Comments

Anonymous said…
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Pen Drive, I hope you enjoy. The address is http://pen-drive-brasil.blogspot.com. A hug.

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular