Fui ver mais 2 jogos NBA, regresso ao MSG.



Voltei aos USA ao fim de 3 anos e claro, toca a apanhar o que pude da NBA. Dia 2 de Novembro fui á opening night no LA sports center, mas não dos Lakers e sim dos Clippers contra os Warriors.



Dia 6 no Madison Square Garden, Knicks vs Nuggets (jogou Allen Iverson 32 pts) .

Preço deste 45USD, Clippers 30USD

O profissionalismo, planeamento e qualidade de todo o entretenimento é espantoso.

Mesmo os clippers tinham uma claque de miudas de 6-10 anos com coreografia quase perfeita. Tinham uma equipa de animadores que mandavam t-shirts e coisas assim para o público em que apresentaram um a um, e as raparigas todas davam um mortal em frente sem vacilarem. No ecran jumbotron passava entrevistas com jogadores, cheerleaders para passar o tempo até ao jogo.

Há 3 anos vi um medidor de dBs de som do público no ecran. Quando mais barulho faziam os adeptos mais o ponteiro subia.

Antes do jogo começar avisam que gritar imprópérios, gestos obscenos, bocas a adeptos rivais e invasões de campo serão punidas com a expulsão e possível detenção de que for infractor.

Vende-se cerveja na boa, exceptuando do intervalo do 3º/4º período em frente.

Depois toca-se o hino. Recuso-me a por de pé por hinos que não o nosso, mas viu-se o orgulho dos americanos.

No MSG veio uma rapariga que tocava clarinete, e começou a improvisar bastante, começa uma vaia de assobios e de indignação (até eu pensei que ela tava a gozar com aquilo!). Á medida que o som vai correndo as pessoas começam a gosta e no fim é uma ovação indescritível.


No jumbotron passa um video de um puto a correr por NY, e a entrar aos saltos pelo MSG adentro.

Depois começam a anunciar os jogadore, sempre da seguinte forma:
"at Point Guard, from Georgia Tech, six-two, Stephoooon Maaarbuurryyy"

Durante o jogo passam sempre musquinhas do tipo "tãnã-na-nãaaaa".
As sempre belas Knicks City Dancers:

Quando alguém da outra equipa é excluido por faltas o comentador anuncia é "o seua 6a e FINAL falta". Quando falham lances livres cheguei a ouvir sons de vidros a partir.

No ecran passa sempre o replay da jogada menos de 5 depois (vejam o que se passa no nosso futebol).

O jogo é sim foi muito bom, é visto de uma maneira mais de espetáculo do que fanatismo como temos cá. O povo só se entusiasma com basket de qualidade ou com jogos aguerridos.

Este foi o caso. De um lado o show de Allen Iverson, impressionante em tudo o que fez, do outro lado Marbury e Jamal nos lançamentos de fora, Zach e Curry fortes no jogo interior e Renaldo Balkman a secar Carmelo.

Eu vi jogadas do outro mundo no MSG. Allen Iverson em partir tudo, triplos em queda p trás, dribles crossover que deixavam os melhores defesas parados, 3 alley oops perfeitos. Nos Clippers vi o aquecimento do cutino Mobley, um dos melhores lançadores da NBA. tinha um jogador a passar-lhe a bola e ele a atirar de 3, eram 7 ou 8 seguidos, sempre a mudar de posição, falhava 1 por bater dentro do aro, mais 5 seguidos lá dentro. Monta Ellis, Baron Davis e Azubuike deram mostras de atletismo de suprema categoria.

Não consigo reunir nestas palavras senão uma ideia do se passa lá.

Não tem nada a ver com a TV.

Na NBA não se perde um momento, os comentadores e cheerleaders são profissionais, e o entretenimento é

Não se passam horas nas bixas também.. no MSG não há revistas (em LA, houve).

No Basket (menos q fute americano e WWE) a atração sempre foi e será o jogo.

Os entertainers são os jogadores e não é com palhaçadas. Palhaçadas é jogadores de futebol a fingirem lesões e penalties, árbitros gatunos, claques q invadem campos.

No Basket Europeu ganhar á todo o custo é tão importante que o prazer de ver o jogo acaba por ser afogado em clubismos. Claro que o laxismo impune dos jogadores nos USA é por vezes gritante, mas eu gosto é mesmo de ver basket, com bons pormenores dos jogadores, ou com boas jogadas de equipa (nem sempre muito visiveis nos USA).

No futebol inglês já se vive - DENTRO DO ESTÁDIO - uma filosofia á americana. Menos berraria e ódio, e mais apreciação pelo jogo em si. Vê-se as pessoas contentes por ver uma boa jogada, não porque a equipa quase marcava golo, mas porque foi bonita. Aqui em Portugal é ver se se marcou golo nem que seja com o rabo.

-------------

um pequeno cheiro da cerimónia de inicio de época dos Clippers (contra os warriors).
http://www.youtube.com/watch?v=QY35X8FgH1c

um video dos Knicks
http://www.youtube.com/watch?v=sZv7nkzTnuU

Comments

The Best Alltime Posts

Jacques Cousteau - Episódio Negro no Tejo

Sacadura Cabral...faz hoje 28 anos..

Origens d'"O Avião" da 2ª Circular